top of page

Licença Ambiental

Licença Ambiental Trilho Ambiental

     A Politica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6938/81) prevê a licença ambiental como um dos seus instrumentos para a gestão ambiental das atividades potencialmente poluidoras. 

 

  A priori, o licenciamento ambiental, de empreendimentos potencialmente poluidores, pode ser efetuado pelo IBAMA a nível federal, pelos órgãos estaduais (em Minas Gerais é a SEMAD) a nível regional, e por municípios (através de convênios com os estados da federação competência comum) a nível local.

    Assim, todos os estudos ambientais relacionados ao processo de licenciamento são confeccionados, com excelência, pela Trilho:

– Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA)

– Relatório de Controle Ambiental (RCA)
– Plano de Controle Ambiental (PCA)
– Estudo de Impacto Ambiental (EIA)

- Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

- Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)

- Plano Ambiental de Conservação e uso do Entorno de Reservatório Artificial (PACUERA)

 

      A Consultoria Trilho Ambiental possui vasta experiência em processos de licenciamento ambiental de empreendimentos de diferentes portes e potenciais poluidores. Sendo que o devido cumprimento das normativas pertinentes ao processo de licenciamento são sempre atendidas em prol da sustentabilidade do empreendimento, e da preservação do meio em que ele está inserido.

Gostou? 
Veja outros materiais que escrevemos sobre licenciamento ambiental. 

O que é licenciamento ambiental?

Como já foi dito em outros textos do nosso site, a sustentabilidade é um conceito muito importante no sucesso de um empreendimento. Em muitos casos, as leis existentes não permitem a instalação de um projeto caso ele não seja adequado às exigências ambientais.

 

Em meio a esse cenário, a obtenção de um licenciamento ambiental é algo essencial no futuro de uma gestão. Mas você, nosso leitor, sabe o que é o licenciamento ambiental ou quais são suas fases?

 

Com a leitura do nosso texto de hoje, você descobrirá as respostas para essas perguntas e vai entender a importância desse assunto. Vamos lá?

o que é licenciamento ambiental

Os beneficios do licenciamento ambiental

Atualmente, a sustentabilidade é um conceito muito discutido em todos os setores de nossas vidas, sejam eles profissionais ou pessoais.

 

Nessas horas, um empresário precisa ser muito assertivo em suas ideias, levando em consideração seus lucros, a redução de despesas e a preservação do meio ambiente.

 

Assim, o licenciamento ambiental torna-se essencial para a performance de uma gestão que quer obter resultados positivos em seu dia a dia de trabalho. Com isso, seus benefícios podem ser o diferencial que você tanto procura para atrair cada vez mais novos clientes e fechar novas parcerias.

 

No nosso post de hoje, você vai descobrir as vantagens que o licenciamento ambiental proporciona para uma empresa. Preste muita atenção em sua leitura e descubra como colocar seu negócio no trilho da sustentabilidade.

Imagem de trem no trilho com beneficios
Imagem de licença ambiental de bh
Imagem do CTF Ibama

Quais empresas precisam de licença ambiental

Como já tratamos em textos anteriores, o licenciamento ambiental é um aspecto extremamente importante que o seu empreendimento trilhe o caminho da sustentabilidade. Ao utilizá-lo, seu negócio tornar-se regular de acordo com o ordenamento ambiental, ecologicamente correto e consegue equilibrar a preservação da natureza com a obtenção dos lucros.

 

Porém, você, nosso leitor, sabe se a sua gestão precisa de uma licença ambiental para funcionar?

 

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, preste muita atenção em sua leitura e descubra as respostas para suas perguntas.

imagem simbolizando quais empresas precisam de licença ambiental

4 dúvidas comuns sobre a licença ambiental

Se você vem acompanhando nosso outros textos, já deve ter reparado como a sustentabilidade é um assunto muito importante para fazer com que um empreendimento colha bons frutos e aumente seus lucros.

 

Assim, a licença ambiental torna-se essencial para permitir e fomentar o funcionamento de um processo produtivo. Entretanto, alguns empresários têm muitas dúvidas em relação à sua obtenção, renovação e condições de uso.

 

Visando resolver esses problemas, o nosso post de hoje vai dar respostas para quatro grandes dúvidas que mais atrapalham a performance de um negócio.

 

Continue sua leitura e aproveite!

pessoa no trilho am dúvida
imagem de pessoa em duvida
Imagem do RAS CONAMA e COPAM
Imagem do Licenciamento Ambiental de PCH
Imagem de licencamento de Antenas
Imagem de industria de madeira
bottom of page