top of page

OS BENEFÍCIOS DA LICENÇA AMBIENTAL

O mercado consumidor está cada vez mais concorrido. A disputa por novos clientes faz com que muitas empresas se arrisquem e acabem em maus lençóis.

 

Para não ser pego de surpresa ou prometer algo que não possa cumprir, um empreendedor deve utilizar o licenciamento ambiental para dar credibilidade à sua prestação de serviço e sair na frente de seus concorrentes.

 

Ao obtê-la, sua gestão mostra que está preparada de maneira correta, fazendo um trabalho eficiente e de qualidade e que respeita os recursos naturais do nosso planeta.

 

Ademais, certos parceiros podem exigir um licenciamento ambiental como uma forma de comprovar a qualidade de seu serviço, e isso pode ser imprescindível para não perder boas oportunidades de crescimento.

Faz com que sua gestão trabalhe conforme às leis

A legislação ambiental brasileira é muito rígida e deve ser seguida em todas as situações. Infelizmente, alguns profissionais tentam trabalhar na ilegalidade e acabam trazendo grandes problemas para suas gestões.

 

Com o licenciamento ambiental, por exemplo, todas as regulamentações da Lei 6.938 de 1981 são respeitadas e você não corre riscos de ser surpreendido, em um sua rotina de trabalho,  por uma multa ou embargo operacional.

 

Além de evitar a possibilidade de paralisação de seu processo produtivo, seu orçamento pode trabalhar conforme planejado, já que, as multas ambientais podem atingir valores que vão abalar seu equilíbrio financeiro.

 

Reduz custos

A redução de despesas é algo crucial para melhorar a performance de sua empresa. Para obter um licenciamento ambiental, todo seu processo produtivo deve ser analisado e revisado.

 

Como consequência disso, os gargalos operacionais são encontrados e você consegue propor soluções adequadas à sua situação socioeconômica e às necessidades de seus clientes. Além disso, as atividades são otimizadas e seus funcionários trabalham com mais eficiência.

 

Ao final desse processo, as despesas são reduzidas, seu negócio pode realocar recursos e torná-los mais eficientes e ainda conseguir aumentar a produtividade.

Facilita a obtenção de financiamentos

Algumas instituições financeiras e bancos públicos apenas disponibilizam créditos e financiamentos quando sua empresa tem o licenciamento ambiental.

 

Órgãos como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil solicitam esse documento e você deve tê-lo em mãos sempre que for necessário.

 

Assim, é possível utilizar esses recursos para ampliar sua estrutura, investir em novos projetos, contratar funcionários ou, até mesmo, comprar equipamentos mais modernos.

 

Independentemente de seu objetivo, o licenciamento ambiental faz com que sua gestão tenha mais credibilidade e notoriedade.

 

Agora, você conhece os benefícios que sua obtenção trazem para seu negócio e você pode tomar decisões mais assertivas, eficientes e sustentáveis. Por isso, nunca se esqueça desse assunto e faça de tudo para promovê-lo.

 

Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas soluções e conteúdos que vão mudar a maneira como você interage com o meio ambiente!

Imagem de trem no trilho com beneficios
Gostou? 
Veja outros materiais que escrevemos sobre licenciamento ambiental. 
bottom of page