QUEM PRECISA DE LICENÇA AMBIENTAL?
A licença ambiental é um instrumento público para controlar e supervisionar as fontes poluidoras do meio ambiente. Em outras palavras, qualquer ação antrópica geradora de impactos ambientais, a priori, precisa tem a obrigação de efetivar o licenciamento ambiental junto ao Órgão Ambiental.
Assim algumas atividades que por via de regra, há a presunção da ocorrência de impactos ambientais, devem obter a licença ambiental de acordo com o Órgão Ambiental competente para licenciar:
-
indústrias;
-
agricultura;
-
pecuária;
-
mineração;
-
transportadoras;
-
construtoras;
-
laticinios
-
hospitais
E outros...
Aspectos a serem levados em consideração
A lei do Governo Federal 6.938/81 estipula as características das empresas que necessitam do licenciamento ambiental para trabalharem. Confira-as abaixo:
Uso de recursos naturais
Os recursos naturais são os bens que estão disponíveis para o homem utilizar em sua sobrevivência e outras atividades. Nesse caso, o solo, subsolo, ar, água, fauna e flora são seus principais exemplos.
As empresas desenvolvedoras de atividades primárias são as que se enquadram nessa categoria e, por causarem grandes impactos ambientais, devem utilizar técnicas modernas que visam a sustentabilidade da melhor maneira possível.
Potencial poluidor
Atualmente, a geração de resíduos é um dos principais problemas enfrentados por uma gestão. Como, na maioria das vezes, são consequências diretas de um processo produtivo, eles devem ter uma destinação correta e ecologicamente correta.
Porém, ao não respeitar às exigências da Lei 12.305/10, infelizmente, muitos empreendedores colocam seus negócios em grandes apuros.
Assim, o gerenciamento de resíduos torna-se essencial na obtenção de um licenciamento ambiental e você não pode deixar essa questão para depois.
Degradação e alteração ambiental
O desmatamento, a erosão e o assoreamento são alguns dos maiores exemplos das degradações e alterações ambientais causadas pelo homem. Se a sua empresa contribui para algumas dessas atividades, a licença ambiental é uma de suas obrigações.
Assim, com os estudos de viabilidade e de impactos realizados, é possível propor soluções sustentáveis para modelo de produção e exploração dos recursos naturais.
Consequências em uma unidade de conservação ou em sua zona de amortecimento
Uma unidade de conservação é o espaço físico passível de proteção especial de seus recursos naturais e inclusive das águas jurisdicionais. Já a zona de amortecimento é estabelecida ao redor de uma unidade de conservação, a fim de diminuir os impactos negativos de qualquer atividade humana em suas proximidades.
Então, se você atua em alguma dessas regiões, o licenciamento ambiental também deve estar presente em seu dia a dia de trabalho.
Ser sustentável já não é mais um diferencial para a sua empresa se destacar no mercado consumidor. Ações voltadas à preservação do meio ambiente são necessidades básicas de um empreendimento que quer ganhar notoriedade e funcionar conforme as leis.
Portanto, não perca mais tempo e busque ajuda especializada para obter seu licenciamento ambiental e faça questão de trabalhar com uma consultoria ambiental experiente e pronta para fazer seu negócio entrar no trilho da sustentabilidade.
Agora, curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossos lançamentos que vão mudar a maneira como você enxerga o mundo, prezando pelo consumo consciente, pela redução de despesas e o aumento dos lucros!