top of page

Auditoria e Perícia Ambiental

Imagem de requisito cumprido para perícia

  A Trilho Ambiental se destaca por possuir uma equipe, com profissionais com fomação jurídica e técnica, capaz de fornecer tanto serviço de auditoria quanto de perícia ambiental.

 Diante do exposto é de suma importância que, primeiramente, sejam evidenciadas as principais diferenças entre auditoria e perícia. A auditoria, basicamente, tem o objetivo de validar a conformidade ou não de uma serie de requisitos que normalmente são tratados em certificações. No município de Belo Horizonte, por exemplo, existe uma certificação chamada Selo BH Sustentável que pode ser obtida em três níveis (ouro, prata e bronze), porém a certificação reconhecida mundialmente na área ambiental é a ISO 14.001 de 2015, uma vez que a mesma prevê a implantação sistema de gestão no Empreendimento a ser certificado.

   Por sua vez a perícia ambiental trata de mensurar algum impacto ambiental, ou seja, enquanto a auditoria valida o cumprimento de requisitos ambientais, a perícia estuda os impactos ambientais ocorridos e visa valorá-los de acordo com diferentes parâmetros, como por exemplo a amplitude do prejuízo econômico que um dano ambiental gerou, ou até mesmo a avaliação das perdas culturais ocasionadas ao meio biótico.

 Em suma, a auditoria reconhece o cumprimento, ou não, de obrigações, já a perícia valida a realidade apresentada em prol de algum objetivo declaratório. Para a confecção destes procedimentos que, apesar de diferentes, são comumente confundidos, o Time Jurídico e Técnico da Trilho Ambiental é capaz de efetiva-los com alta performance, isto pois os conhecimentos jurídicos ficam a cargo dos advogados especialistas em Direito Ambiental, e os conhecimentos técnicos ficam por conta de nossos Engenheiras (os) Ambientais, biólogos (as), geólogos, arqueólogos e engenheiros de minas.

Gostou? 
Veja outros materiais sobre Auditoria e Perícia Ambiental.
Imagem de uma câmera com palavra perícia
Auditoria Ambiental
bottom of page