top of page

Cadastro Ambiental Rural - Medida Provisória n° 884/2019

Atualizado: 19 de jun. de 2019

Foi publicada no Diário Oficial da União de 14.06.2018, a Medida Provisória nº 884, de 14 de junho de 2019, que altera a Lei nº 12.651/2012, conhecida como novo Código Florestal, responsável pela disposição sobre a proteção da vegetação nativa.


OBJETIVO


A MP retira a previsão de prazo para inscrição de propriedades no Cadastro Ambiental Rural, registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.


Em mensagem enviada ao Parlamento, um representante do governo afirmou que: “com o avanço da implementação do Código Florestal, o CAR se configurou como um importante instrumento de gestão territorial, urgindo a necessidade de se tornar um cadastro perene, sem limite temporal para adesão. Isso porque, findo o prazo legalmente estabelecido, a sucessão, divisão e/ou aquisição de novas áreas rurais não inscritas no CAR incorrem em marginalização dos produtores, por inviabilizar a regularidade ambiental das propriedades”.


O TEXTO


A Lei nº 12.651/2012, passa a vigorar com a seguinte alteração:


“Art. 29. …………………………………………………………………………………………………………………………………. ………………………………………………………………………………………………………………………………………………

§ 3º A inscrição no CAR será obrigatória para todas as propriedades e posses rurais.”.


TRAMITAÇÃO


A Medida Provisória já iniciou a sua tramitação no Congresso Nacional e será analisada por uma comissão mista, que está aguardando a designação de seus membros.


Após ser votada, seguirá para análise dos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.


O CAR


Criado pelo novo Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural visa o registro e regularização dos imóveis rurais situados em todo o território nacional. Estima-se que atualmente existem mais de 5 milhões de propriedades inscritas.


Dúvidas? Entre em contato com a nossa consultoria ambiental!


Leia mais sobre o assunto:











32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page