top of page

O uso de drones no Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Atualizado: 13 de mar. de 2019



Uso de drones para levantamento de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Os drones ou VANT’s (Veículos Aéreos Não Tripulados), estão revolucionando o mundo. E essa revolução passa por diversos setores, como agricultura, mineração, energia e claro, a preservação do meio ambiente.

Um dos atributos mais interessantes do uso dessa tecnologia na conservação é a possibilidade de se montar um mosaico das áreas prioritárias, o que permite aos analistas monitorar mudanças no uso do solo, novos focos de desmatamento e plantações ou até mesmo princípios de incêndio.

Os drones conseguem acessar áreas inacessíveis ou perigosas para os seres humanos, sendo operados remotamente. Esses robôs voadores conseguem ter uma visão ampla das áreas de preservação, por exemplo. O que os tornam mais eficazes no envio de informações.

Levantamento de dados para o Cadastro Ambiental Rural com o uso de drones

O uso dessa ferramenta para o georreferenciamento de imóveis rurais tem crescido. Quando o assunto é a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o mapeamento com drone otimiza o tempo para a realização do cadastro e reduz os custos operacionais para os produtores.

Para se ter uma ideia, o levantamento de dados de uma propriedade de 200 hectares pode ser realizado em 15 minutos com um VANT, enquanto um topógrafo poderia demorar dias para percorrer a área.

Como é feito o mapeamento com drones?

O processo de captura de imagens com drones é bastante simples.

O operador programa o voo pelo computador, através de um software de planejamento. Feito isso, o drone decola automaticamente, percorre o caminho definido utilizando um sistema de GPS e, então, efetua o pouso, também automático.

Após o mapeamento, os dados coletados podem ser baixados no computador e, por fim, analisados em alguma plataforma de processamento de imagens.

Imagem de satélite x Imagem de drone

Ao contrário dos satélites, os drones coletam imagens muito mais detalhadas. Com isso, o analista consegue avaliar com mais clareza as mudanças de uso e ocupação do solo, áreas de preservação permanente, reserva legal, dentre outras aplicações.

Ainda não fez sua inscrição no Cadastro Ambiental Rural? Clique AQUI para saber como cadastrar sua propriedade.


501 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page