top of page

2021 pode ser um ano crucial na luta contra as mudanças climáticas


O ano de 2021 será decisivo para enfrentar as mudanças climáticas, segundo o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), estamos num "ponto de ruptura" para o clima.


A pandemia causada pelo novo Corona vírus (covid-19) foi o grande problema de 2020, mas espera-se que, até o final de 2021, os efeitos das vacinas tenham sido ativados e o assunto clima seja pauta mais forte de discussão.


Apesar das estatísticas preocupantes, ainda há motivos para otimismo. Veja abaixo, cinco razões por que 2021 pode representar um grande avanço na agenda global sobre o clima.



1 . Conferência Climática


Em novembro de 2021, os líderes mundiais irão se reunir em Glasgow, na Escócia, para trabalhar no sucessor do Acordo de Paris de 2015.


Paris foi importante pois foi a primeira vez que praticamente todas as nações do mundo concordaram que têm algum papel na luta contra as mudanças climáticas. O problema foi que os compromissos assumidos à época para a redução das emissões de carbono não atingiram os objetivos estabelecidos pela conferência.


Em Paris, o mundo concordou que, até o final do século, o aumento da temperatura global não seria superior a 2°C em relação aos níveis pré-industriais. Pelas expectativas atuais, espera-se que o mundo ultrapasse o limite de 1,5°C em 12 anos ou menos e alcance 3°C de aquecimento até o fim do século.