top of page

Gestão de emissões atmosféricas





Emissão atmosférica pode ser definida como o lançamento na atmosfera de qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa.


Uma emissão fugitiva trata-se de lançamento difuso na atmosfera de qualquer forma de matéria sólida, líquida ou gasosa, efetuado por uma fonte desprovida de dispositivo projetado para dirigir ou controlar seu fluxo e emissão pontual.


O controle de emissões consiste em procedimentos destinados à redução ou à prevenção da liberação de poluentes para a atmosfera e implantação de equipamentos de controle da poluição do ar.


Conheça abaixo alguns equipamentos utilizados para controle de emissões atmosféricas e sua finalidade para uma melhor gestão das emissões atmosféricas.


Equipamentos de controle mais utilizados e suas características


Filtro de Manga


O filtro de manga é utilizado para tratar Material Particulado.


São feitos de tecido poroso ou feltro, através do qual os gases são forçados a passar para que as partículas sejam removidas. A utilização de um filtro de manga requer a seleção de um material de filtração adequado às características dos gases residuais e à temperatura máxima de operação.


Lavador de Gases


O lavador de gases pode ser utilizado para tratar Material Particulado e Óxidos de Enxofre.


Os compostos gasosos são dissolvidos num líquido adequado (água ou solução alcalina). Pode efetuar-se a remoção simultânea de compostos sólidos e gasosos. Abaixo do lavador, os gases libertados são saturados com água e é necessária uma separação das gotículas antes de descarregar os gases libertados.


O líquido resultante da lavagem tem de ser tratado por um processo de tratamento de águas residuais e a matéria insolúvel é recolhida por sedimentação ou filtração.


Precipitador Eletrostático


O precipitador eletrostático é utilizado para tratar Material Particulado.


Os precipitadores eletrostáticos funcionam de modo que as partículas são carregadas e separadas por influência de um campo elétrico. Podem funcionar numa gama variada de condições.


Pré-aquecimento do ar de combustão


O pré-aquecimento é utilizado para tratar Óxidos de Nitrogênio.


O ar de combustão passa por um pré-aquecimento por meio de trocadores de calor antes de ser inserido na câmara de combustão


Torre de Carvão Ativado


A torre de carvão ativado é utilizada para tratar Hidrocarbonetos Totais.


Filtragem de carbono é um método de filtragem que utiliza um leito de carvão ativado para remover os contaminantes e impurezas, utilizando absorção química.


O carvão ativado funciona por meio de um processo chamado adsorção, em que as moléculas poluentes no líquido a ser tratado fiquem presas no interior da estrutura dos poros do substrato de carbono.


Quer saber como realizar a Gestão Ambiental das suas emissões? Clique AQUI para falar com a nossa consultoria ambiental.



656 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page