top of page

Usina Fotovoltaica é inaugurada no Norte de Minas


Foi inaugurada na semana passada, a primeira usina solar fotovoltaica de uma instituição bancária no Brasil: o Banco do Brasil. A usina é sediada no município de Porteirinha, no norte de Minas Gerais-MG, e tem uma capacidade instalada de 5 megawatts, o que garante o fornecimento de energia renovável para 100 agências do Banco no Estado de Minas Gerais.



A usina passou pelo processo de regularização ambiental na Superintendência Regional de Regularização Ambiental do Norte de Minas - SUPRAM/NM, sendo aplicada a sua regularização a Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM DN n° 235/2019, que alterou a DN n° 217/2019 para que os empreendimentos fotovoltaicos fossem reduzidos de grande impacto ambiental no solo para médio impacto ambiental, além do índice geral da atividade ter passado de médio para pequeno.


Com a alteração da DN n° 217/2017, o licenciamento ambiental para as usinas fotovoltaicas passou a ser simplificado, buscando uma autossuficiência na matriz energética através de fontes limpas e renováveis, além do incentivo para a implantação da atividade no Estado.


Segundo estudos, o Estado de Minas Gerais lidera o ranking de geração de energia fotovoltaica no País pelos principais motivos:


- Primeiro estado brasileiro a ter isenção do ICMS sobre a energia solar e a alta tarifa de energia comum;

- Possui altos índices de incidência solar na maioria do ano.


Você precisa regularizar a sua usina fotovoltaica? A nossa consultoria ambiental pode te ajudar! Clique AQUI e entre em contato conosco.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page