Energias alternativas




Grande parte da energia elétrica gerada no Brasil é através das usinas hidrelétricas, o que pode causar problemas devido à escassez de chuvas. Diante dessa constatação, outras fontes de energias alternativas têm sido utilizadas, como por exemplo a energia solar e a eólica.


As energias alternativas são fontes de geração de energia sustentáveis, pouco poluentes e de baixo impacto ambiental, derivadas de energias renováveis.


Quais os principais tipos de energias alternativas?


- Solar: É considerada a principal fonte de energia alternativa de uso residencial, a qual é gerada a partir da incidência da luz do sol nas células dos painéis fotovoltaicos. Ela não polui, tem uma alta taxa de retorno do investidor e reduz o preço que o consumidor paga de eletricidade.


- Geotérmica: É uma tecnologia antiga onde se utiliza o calor do interior terrestre para transforma-lo em eletricidade.


- Biomassa: Utiliza materiais orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, álcool, óleos vegetais, entre outros, para gerar eletricidade.


- Eólica: Transforma o vento em eletricidade, sendo uma energia limpa e inesgotável. Sua principal desvantagem é o barulho, motivo pelo qual os parques eólicos precisam estar a mais de 200 metros de distância das residências.


- Maremotriz: É gerada através da energia contida nas ondas do mar;


Vantagens e desvantagens das energias alternativas


A utilização da energia alternativa é de extrema importância, pois gera benefícios a nossa economia e planeta, tais como a segurança energética (caso tenha uma nova crise hídrica, teremos outras fontes de energia, aumentando a matriz energética do país); maior geração de emprego pois as energias renováveis precisam de mais mão -de-obra do que as fontes de combustíveis fósseis; redução do impacto ambiental pois são fontes de energia limpas e consequentemente impacta na diminuição de doenças respiratórias da população, entre outros benefícios.


As desvantagens são que algumas dessas tecnologias são menos eficazes em comparação a alguns tipos de geração por fontes poluentes, bem como o seu alto custo para implementação e manutenção dos sistemas.


Quer saber um pouco mais sobre as energias alternativas? Nossos consultores podem te ajudar! Clique AQUI e converse com um deles

15 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.