A energia é um insumo muito importante na produção de bens e serviços e está diretamente relacionada com a competitividade.
O custo da energia elétrica representa uma parcela considerável dos custos operacionais de uma indústria, e os aumentos tarifários podem impactar e até comprometer a posição das empresas no mercado.
Energias renováveis têm ganhado espaço
A crescente demanda por energia elétrica em função dos avanços tecnológicos e do crescimento populacional, combinada às mudanças climáticas, aumento da tarifa e a dependência cada vez maior de energia, estão fazendo com que os países e as empresas produzam energia por meio de fontes alternativas, renováveis e limpas, para contribuir com a diversificação da matriz energética.
O Brasil tem nas usinas hidrelétricas sua fonte de geração de eletricidade mais importante e competitiva. O país passa por um momento de transição, com perspectiva de diminuição dessa fonte e uma participação maior de outras, como por exemplo, eólica e solar.
A potência da energia solar
A energia solar é transmitida para o nosso planeta por meio do espaço, na forma de radiação eletromagnética. As ondas eletromagnéticas, ao incidirem sobre determinados materiais, em vez de transmitir calor, podem originar tensões e correntes elétricas.
Energia fotovoltaica é a energia obtida a partir da conversão direta da luz solar em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica, que é um dispositivo fabricado com material semicondutor (silício ou outro material semicondutor), a unidade fundamental desse processo de conversão. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando eletricidade.
Apesar de ter ainda um longo caminho pela frente, a energia solar fotovoltaica começa a se destacar no mercado como parte da solução para o problema da escassez de eletricidade, causada pela falta de chuvas e pela dependência da geração hidroelétrica, somado aos elevados reajustes tarifários nos últimos anos.
Benefícios da adoção da energia solar fotovoltaica nas empresas
A energia solar fotovoltaica apresenta grande regularidade no fornecimento de eletricidade e pode ser empregada em todo o território brasileiro, uma vez que todas as regiões do País possuem elevadas taxas de irradiação solar. Vale ressaltar que as regiões Nordeste e Centro-Oeste são as que possuem os maiores potenciais de aproveitamento da energia solar.
Além desses benefícios, podemos destacar:
• A energia solar é totalmente renovável
• Garantia de abastecimento de eletricidade
• Redução dos custos com energia
• A energia solar é infinita
• Não faz barulho
• Não polui
• Manutenção é mínima
• Baixo custo considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico
• Fácil de instalar
• Pode ser usado em áreas remotas, onde não existe energia
A geração de energia própria limpa é um caminho para o desenvolvimento sustentável e para a elevação do nível de competitividade das empresas, principalmente as de pequeno porte. É uma diretriz estratégica que as empresas deverão optar para obterem ganhos econômicos, ambientais e tecnológicos, no sentido de obter mais qualidade e segurança nas suas operações, sejam elas para a produção de bens ou serviços.
Quer saber mais sobre essa e outras soluções sustentáveis? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores ambientais.
Comments