Lixão no Norte de Minas Gerais é fechado

Na semana passada o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles juntamente com a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais e representantes do Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas - CODANORTE, estiveram no município de Francisco Dumont/MG para encerrar o funcionamento do lixão do município.


Além do fechamento do lixão, foi realizada também a inauguração da Unidade de Triagem e Compostagem – UTC de Francisco Dumont, onde será permitida a separação do lixo para que apenas os resíduos que não tiverem aproveitamento sejam encaminhados para o aterro sanitário no município de Montes Claros/MG.


Para saber sobre a diferença entre Lixão, Aterro Sanitário e Aterro Controlado, clique AQUI. Temos um texto explicando essa diferença

Essa iniciativa marcou o fechamento de 15 lixões nos últimos 02 (dois) anos, nos municípios de: Itacambira, Juramento, Glaucilândia, Guaraciama, Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Joaquim Felício, São João da Lagoa, Lagoa dos Patos, Fruta de Leite, Botumirim, Grão Mogol, Claro dos Poções e Jequitaí, todos no Norte do Estado de Minas Gerais. Além disso ainda foi anunciado investimentos do Governo Federal para o encerramento de 22 lixões no primeiro semestre do ano de 2021, todos na região Norte do Estado. O fechamento dos lixões é uma medida do Programa Lixão Zero, do Governo Federal.


Mas o que é o Programa Lixão Zero?


O Programa Nacional Lixão Zero é “uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA, que visa atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com o objetivo de eliminar os lixões existentes no país e apoiar os municípios em soluções mais adequadas de destinação final dos resíduos sólidos, como os aterros sanitários”.


Segundo o MMA, o programa é dividido em cinco partes, que vão desde o diagnóstico do problema dos resíduos sólidos no país até a criação e apresentação do plano de ação contendo as medidas prioritárias para a gestão desses resíduos. Assim, para cada ação a ser realizada, o Ministério apresentada as justificativas, os objetivos, os indicadores, o orçamento, o prazo de conclusão e os responsáveis pela execução dos trabalhos.

Fonte: SEMAD.

Quer saber mais sobre o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos? Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores. A nossa consultoria ambiental está aqui para te ajudar!



65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo