ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE LIXÃO, ATERRO CONTROLADO E ATERRO SANITÁRIO
Você já parou para pensar para onde vai o lixo da sua cidade? Já refletiu se o lixo que é coletado na sua casa ou trabalho fica exposto a céu aberto, contaminando o solo e as águas ou se vai para um aterro sanitário?
A Política Nacional de Resíduos Sólidos previa a extinção dos lixões municipais até 2014. Porém, essa meta ainda está longe de ser a realidade de muitos municípios. Em 2015, o Senado prorrogou esse prazo para 2021.
O fato é que o país tem enormes gastos com a destinação inadequada de resíduos e a falta de ampliação da coleta seletiva.
O cenário perfeito parte dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar, e de uma solução ambientalmente adequada para os resíduos sólidos urbanos. Atualmente, a melhor solução é o Aterro Sanitário. Alguns municípios adotam o Aterro Controlado e outros ainda utilizam lixões a céu aberto.
Existem diferenças entre esses 03 modelos, quanto a riscos ambientais e saúde pública. Conheça como eles funcionam e saiba porque os Aterros Sanitários são a melhor solução entre os 03.