GEE caem 22% em BH no período de 2014 a 2019
Segundo os dados do 4° Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE, lançado virtualmente no último dia 07/12/2020 pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, as emissões de GEE no município caíram 22% no período de 2014 a 2019.
Algumas ações adotadas por Belo Horizonte contribuíram para a redução dos gases de efeito estufa no município, como: os investimentos em eficiência energética e a utilização de energias renováveis (energias alternativas); o reflorestamento de áreas degradas; a conservação de áreas naturais; a utilização de biocombustíveis e as usinas de aproveitamento energético.
Mas o que são Gases de Efeito Estufa (GEE)?
Os Gases de Efeito Estufa são os constituintes gasosos da atmosfera, de origem natural, que absorvem e emitem radiação a comprimentos de onda específicos do espectro da radiação emitida pela superfície da Terra, a própria atmosfera, e por nuvens. Esses gases são os responsáveis pelo aquecimento global.
Esta propriedade faz com que estes gases tenham um efeito estufa. O vapor d'água (H2O), Dióxido de Carbono (CO2), Óxido Nitroso (N2O), Metano (CH4) e Ozônio (O3) são gases de efeito estufa primários na atmosfera da Terra.
O que é Inventário de Gases de Efeito Estufa?
O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é o instrumento utiliz