top of page

Gases de Efeito Estufa x Gases Poluentes





Os gases de estufa são os constituintes gasosos da atmosfera, de origem natural, que absorvem e emitem radiação a comprimentos de onda específicos do espectro da radiação emitida pela superfície da Terra, a própria atmosfera, e por nuvens.


Esta propriedade faz com que estes gases tenham um efeito estufa. O vapor d'água (H2O), Dióxido de Carbono (CO2), Óxido Nitroso (N2O), Metano (CH4) e Ozônio (O3) são gases de efeito estufa primários na atmosfera da Terra.


No entanto, estes gases também podem ser lançados na atmosfera por meio de atividades humanas. Há ainda gases de efeito estufa lançados na atmosfera exclusivamente pelo homem, tal como os hidrofluorcanatos (HFC).


Gases poluentes são gases cuja concentração das substâncias tem o poder de acarretar mal à saúde humana e a natureza. Os principais gases poluentes são: dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e aldeído (RCHO).

A confusão entre os dois vem do fato de que, com frequência, as fontes de emissões para um e outro são as mesmas. Por exemplo, um carro emite gás de efeito estufa e gás poluente.


Porém, as consequências causadas e as soluções para cada um podem ser muito diferentes.

Embora sejam gases diferentes, os gases de efeito estufa e os gases poluentes possuem fontes de emissão comuns e forte interação entre si, quando na atmosfera. Uma estratégia visando a redução do uso de combustíveis fósseis, é capaz de diminuir emissões de ambos gases, gerando benefícios.


Já parou para pensar quais gases poluentes e gases de efeito estufa a sua atividade está emitindo? É importante caracterizar e controlas esses gases, conforme os limites máximos de emissão permitidos pela legislação ambiental.


Quer saber mais sobre gestão ambiental e sustentabilidade? Clique AQUI e fale com a nossa consultoria ambiental.



4.979 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page