top of page

Conheça o Inventário de GEE, essa importante ferramenta para a Gestão dos Gases de Efeito Estufa



Emissões de Gases de Efeito Estufa

Quando se fala em aquecimento global e mudanças climáticas, o efeito estufa tem sido encarado como um grande vilão. Porém, ele é um fenômeno natural, responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem ele o planeta poderia ficar muito, mas muito frio.

O efeito estufa corresponde a uma camada de gases que cobre a superfície da terra, sendo composta principalmente por gás carbônico (CO²), metano (CH4), óxido nitroso (N²O) e vapor d’água.

Mas se esse fenômeno não é o grande vilão, o que tem causado o aquecimento da terra? O problema está no aumento desse efeito, ou seja, no aumento da emissão desses gases.

A Emissão de GEE é um Aspecto Ambiental

A vida nos grandes centros, com a produtividade das empresas e descolamento das pessoas, constantemente emite Gases de Efeito Estufa (GEE), através de máquinas e veículos.

Quando pensamos nos processos produtivos industrias, o diagnóstico ambiental inicialmente mapeia os aspectos ambientais das atividades. A emissão de GEE é um deles.

Assim como outros aspectos ambientais como consumo de água, energia e geração de resíduos, a emissão de gases deve ser controlada e monitorada através de indicadores.

Inventário de GEE


Uma ferramenta que tem sido bastante utilizada para a gestão dos gases gerados é o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Esse Inventário permite o mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo de um país, seguida da quantificação, monitoramento e registro dessas emissões.

Com essa ferramenta é possível traçar o perfil de emissão da organização e construir uma base de dados para o acompanhamento de metas. Quanto ao fator econômico, é possível avaliar o desempenho de investimentos em equipamentos e tecnologias de baixa emissão.

De forma prática, o Inventário fornece informações fundamentais para que sejam priorizadas atividades e elaboradas estratégias mais eficientes para inserção da empresa na economia de baixo carbono.

Benefícios

É o primeiro passo para a escolha de técnicas de neutralização de carbono ou adoção de medidas mitigadoras para redução das emissões;

Permite fazer uma avaliação de riscos e oportunidades;

Divulgando o seu Inventário de GEE, a organização pode servir como case de benchmarking para o setor;

Proporciona melhoria no relacionamento com stakeholders e

Possibilidade de participação no mercado de carbono.

Quer saber mais sobre essa e outras soluções? Clique AQUI e fale com um de nossos consultores!


269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page