O que é o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa



O que é o Inventário de Gases de Efeito Estufa?


O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é o instrumento utilizado pelas empresas para a identificação e gerenciamento das emissões do GEE que são gerados em sua atividade, tendo como objetivo a mitigação dos impactos ambientais, o aumento da eficiência das atividades realizadas, ao mesmo tempo em que atende as obrigações legais.


Como fazer o Inventário?


Hoje em dia, a metodologia utilizada para realizar a quantificação dos GEE é o GHG Protocol, que é uma metodologia internacional e uma iniciativa que envolve Organizações Não Governamentais (ONGs), governos e outras entidades.


O GHG Protocol define que, “o inventário de emissões é uma espécie de raios-X das emissões decorrentes das operações, produtos e serviços de uma organização, que ajuda bastante no desenho de estratégias de redução e de gestão de emissões”.


No Brasil, a metodologia GHG Protocol foi adaptada observando as nossas características e então foi criado o Programa Brasileiro GHG Protocol, que não é vinculado a nenhuma política governamental. Para as empresas que tem interesse em participar desse programa, o mesmo oferece capacitação, suporte técnico e revisão do relatório, o qual tem um custo que depende do porte da empresa.


Quais são as vantagens de se fazer o Inventário?


A realização do inventário pelas empresas melhora o seu relacionamento com o público, com os stakeholders (que são as partes interessadas), além da redução de custos e aumento da competitividade da empresa no mercado.


Algumas outras vantagens são:


- Atendimento aos requisitos legais;

- Apresentação de informações nos relatórios de sustentabilidade;

- Gestão do carbono;

- Reconhecimento por ação voluntária; entre outros.


Minha empresa deve fazer o inventário?


Em alguns estados do Brasil, como no Rio de Janeiro e São Paulo, o inventário dos GEE é obrigatório para o licenciamento ambiental de algumas atividades, tendo como objetivo mapear o perfil das emissões e consequentemente identificar as oportunidades de melhoria da mesma.


Algumas atividades que precisam do inventário são:


- Aterro Sanitário;

- Indústrias (petróleo, química, siderurgia, entre outras);

- Estações de tratamento de esgotos.


Você tem mais alguma dúvida sobre a realização do Inventário de Gases de Efeito Estufa? Nós somos a consultoria ambiental ideal para te ajudar!


Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores!

8 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.