top of page

Tenho que descartar meu painel solar fotovoltaico. E agora?

Que a energia solar fotovoltaica é uma ótima opção quando falamos de energias alternativas ninguém tem dúvida. O que pouco se fala é sobre o que fazer com os painéis quando a sua vida útil termina.

Mas primeiro, você sabe o que é energia solar fotovoltaica?


Energia fotovoltaica é a energia obtida a partir da conversão direta da luz solar em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica, que é um dispositivo fabricado com material semicondutor (silício ou outro material semicondutor), a unidade fundamental desse processo de conversão. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando eletricidade.


O painel solar fotovoltaico é composto de metais pesados como chumbo e cádmio, além do silício, cabos, estruturas metálicas e vidro para cobrir os painéis. Os modelos atuais perdem entre 6% e 10% de eficiência depois de 10 anos e depois de 25 anos essa eficiência cai para 20%.


Assim, pesquisadores estão estudando quais seriam as alternativas mais seguras para a reciclagem desses painéis, tendo em vista que estes possuem componentes recicláveis e metais pesados e não podem ser descartados para reciclagem simples. A ideia é que todo o setor de energia fotovoltaica invista na criação de uma indústria especializada em dar um destino sustentável ao material.


Uma alternativa provisória ao descarte é o envio dos equipamentos que não tem uma total eficiência, mas em condições de uso para os lugares com menor poder aquisitivo, isso porque a reciclagem se mostrou pouco vantajosa economicamente ou o armazenamento dos painéis até o momento em que a tecnologia da reciclagem seja otimizada para esse produto. Outra alternativa é sempre consultar o fabricante quando for descartar para ter a melhor orientação de como realizar esse descarte.


Na Europa, a França possui uma usina de reciclagem de painéis solares onde todos os equipamentos são separados e reciclados e após esse processo os materiais são encaminhados para setores que utilizam esse material.


Um dos grandes desafios da reciclagem de painéis solares no Brasil é a separação de todos os seus elementos e a reciclagem ser um processo caro. Assim, é necessário que exista uma legislação mais rigorosa e fiscalização por parte dos órgãos ambientais para que o descarte correto desses resíduos seja realizado

Quer saber mais sobre a energia solar fotovoltaica e como regularizar essa atividade? Nossa consultoria ambiental tem a solução! Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.




446 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page