A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte se uniram para uma parceria que vai refletir em incrementos para a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema). Ficou acertado que dados de responsabilidade do órgão que atua no desenvolvimento integrado da RMBH passarão a ser disponibilizados na IDE-Sisema.
Para que isso se torne realidade em formato de camadas de informações geoespaciais, as equipes técnicas das duas instituições já agendaram reunião, para iniciar as definições necessárias. O objetivo será identificar quais são os conjuntos de dados que a Agência pode disponibilizar e a partir disso mensurar o tempo e o grau de dificuldade para disponibilizar as informações em mapas geográficos.
A parceria com a Agência RMBH poderá incrementar o número de camadas do IDE-Sisema com informações diversas ligadas às áreas de atuação da Agência, como:
Diretrizes para uso do solo urbano,
Cartografia mais detalhada da região metropolitana,
Transporte,
Sistema viário,
Saneamento,
Outros dados que compõem a base metropolitana de informações que o Governo de Minas dispõe atualmente.
Outras Possibilidades
Além de significar dados novos para a IDE-Sisema, a parceria entre Semad e Agência Metropolitana pode, inclusive, render recursos financeiros para criação de novas funcionalidades e ferramentas para a IDE. Isso porque existe a possibilidade de aplicação de recursos de fundos metropolitanos em iniciativas desse tipo, a depender da elaboração de um projeto específico para a captação financeira.
Fonte: SEMAD
Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.
Comments