top of page

IDE-Sisema passa a fazer parte de plataforma do IBGE



O que é a IDE-Sisema?


É uma plataforma que permite a visualização completa das características ambientais existentes no território mineiro. Por meio de camadas geoespaciais, a IDE disponibiliza ao público externo e aos analistas ambientais do Sisema informações decisivas para a regularização de empreendimentos a partir do licenciamento ambiental e também para outros serviços ambientais em Minas Gerais.

É a IDE-Sisema que permite, o acesso pela sociedade às informações espaciais dos chamados critérios locacionais, que são componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento.






IDE-Sisema e IBGE


Em reunião no dia 08/07/2020 (Quarta-feira), membros do Comitê Gestor da Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) se reuniram com integrantes do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG) da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), que é gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para discutir detalhes da adesão da IDE-Sisema na plataforma nacional.

A parceria institucional entre os dois órgãos já está alinhada, permitindo que todos os usuários da INDE tenham acesso aos geo serviços disponibilizados pela IDE-Sisema. Restam agora questões técnicas ligadas aos chamados catálogos de metadados, que ainda precisam ser viabilizados, para que a plataforma mineira esteja 100% consolidada dentro das regras da rede do DBDG/INDE.

Na prática, isso significa uma mudança da abrangência geográfica da IDE-Sisema, que antes da parceria ficava restrita ao território de Minas Gerais. Com a integração à ferramenta nacional, a IDE-Sisema pode apoiar usuários, na hora de fazer análises territoriais regionalizadas sobre atributos ambientais, como relevo, hidrografia, vegetação, etc, em mais de um estado.


A IDE-Sisema pode ser acessada gratuitamente clicando aqui.


Fonte: SEMAD


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page