top of page

Programa Parc do IEF é apresentado ao Ministério do Turismo

Na semana passada foi realizada uma reunião entre o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas – IEF e alguns membros da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult e do Ministério do Turismo, visando discutir a realização de parcerias em projetos de desenvolvimento turístico nas Unidades de Conservação do Programa de Concessão de Parques Estaduais, o Parc.

O que é o Parc?


O Programa de Concessão de Parques Estaduais – Parc é um programa que foi lançado pelo Governo do Estado de Minas Gerais em abril/2019, com o objetivo de “desenvolver e implantar modelos de parcerias e concessões ambientais voltados para o aprimoramento e a diversificação dos serviços turísticos das Unidades de Conservação – Ucs de Minas Gerais”

A princípio, o Parc irá contemplar a gestão dos serviços turísticos em 21 Unidades de Conservação Estaduais, que são: Parque Estadual do Ibitipoca; Parque Estadual do Rio Preto; Parque Estadual do Rio Doce; Parque Estadual do Sumidouro; Parque Estadual Serra do Rola Moça; Monumento Natural Peter Lund; Monumento Natural Gruta Rei do Mato; Parque Estadual do Itacolomi; Parque Estadual Biribiri; Parque Estadual Serra do Papagaio; Parque Estadual de Nova Baden; Parque Estadual Mata do Limoeiro; Floresta Estadual do Uaimii; Parque Estadual Serra do Brigadeiro; Parque Estadual Pico do Itambé; Parque Estadual Serra Nova; Parque Estadual Lapa Grande; Parque Estadual Pau Furado; Parque Estadual Serra das Araras; Parque Estadual Serra do Intendente e Área de Preservação Ambiental Parque Fernão Dias.

Uma informação importante é que a gestão ambiental dessas UCs contempladas no Parc, continua sob responsabilidade do IEF.

A apresentação contou com os detalhes do Parc, bem como as possíveis interfaces com o Ministério do Turismo quanto a melhoria da qualidade dos serviços das UCs, captação de investimentos e infraestrutura turística. Além disso, foi discutido sobre o cicloturismo no Estado especialmente com a conexão de trilhas para a utilização de bicicletas nas UCs, como por exemplo o Parque Estadual Serra do Rola Moça.

Ficou com alguma dúvida quanto as Unidades de Conservação e o que pode ser realizado em cada uma delas? Nossa consultoria ambiental está aqui para te ajudar! Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.

Fonte: IEF.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page