• Caroline Martins

O QUE É PERMITIDO EM CADA CATEGORIA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO?


Área de Relevante Interesse Econômico – ARIE Capetinha Taquara. Fonte: ICMBio

Você sabia que podemos ter atividades humanas dentro das Unidades de Conservação – UC?


Apesar das UCs serem espaços territoriais protegidos por possuírem características relevantes, algumas pessoas acham que sua utilização por parte da população não é permitida.


Segundo a Lei do SNUC, Lei n° 9.985/2000, as Unidades de Conservação de Uso Sustentáveis são as áreas em que as atividades humanas são conciliadas com a preservação/conservação dos recursos naturais.


O que é permitido nas Unidades de Conservação?


São permitidas as atividades que contemplam a coleta e utilização dos recursos, mas de uma maneira equilibrada, como por exemplo as atividades de pesquisa científica, turismo, produção florestal, produção agrícola e pecuária desde que compatibilizada com os objetivos da UC, entre outros.


Nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Áreas de Relevante Interesse Ecológico, são permitidas até as atividades agropecuárias e atividades industrias, desde que estas sejam compatibilizadas com as diretrizes de gerenciamento e conservação da unidade.


Já as Unidades de Proteção Integral são áreas mais restritas, em que é admitido somente o uso indireto dos recursos, não sendo permitido a habitação humana. As atividades permitidas nessas áreas são as pesquisas científicas, educação ambiental e turismo em contato com a natureza, o chamado turismo ecológico.





Como saber mais sobre cada Unidade de Conservação?


Deve-se sempre observar se a UC possui o Plano de Manejo, que é um documento em que estabelece quais as normas e restrições para o seu uso, bem como o que é ou não permitido em cada Unidade de Conservação.


Unidade de Conservação e Licenciamento Ambiental


No licenciamento ambiental, quando o empreendimento está localizado ou afeta alguma Unidade de Conservação e/ou sua Zona de Amortecimento, o licenciamento só poderá ser concedido a partir de uma autorização do órgão gestor dessa UC.


A Zona de Amortecimento é a área entorno de uma Unidade de Conservação, onde as atividades são sujeitas as normas e restrições específicas, visando minimizar os impactos negativos que podem ser gerados nas UCs pela realização de atividades humanas.


Assim, é de extrema importância que antes do início do processo de licenciamento ambiental, o empreendedor observe se seu empreendimento está inserido dentro de alguma UC ou em sua Zona de Amortecimento e, se sua atividade é permitida no local, evitando assim, possíveis prejuízos e problemas.


Desse modo, percebemos que desde que as atividades não tragam nenhum prejuízo a proteção e conservação do meio ambiente, elas podem ser desenvolvidas nas UCs. Assim, as áreas protegidas devem ser vistas como uma maneira de preservação ao meio ambiente e não com um entrave para o desenvolvimento econômico e social.


Alguma dúvida quanto as atividades permitidas nas Unidades de Conservação? Clique AQUI que nós te ajudamos!

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.