• Renata Chaves

Mais de 600 lixões no Brasil foram desativados

Foi divulgado na última terça feira, dia 20/04/2021, pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes – Abetre, a informação de que foram desativados mais de 600 (seiscentos) lixões no Brasil.


A desativação dos lixões é um dos principais objetivos do Programa Nacional Lixão Zero que foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA no ano de 2019.


O que é o Programa Lixão Zero?


O Programa Nacional Lixão Zero é “uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA, que visa atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com o objetivo de eliminar os lixões existentes no país e apoiar os municípios em soluções mais adequadas de destinação final dos resíduos sólidos, como os aterros sanitários”.

Segundo o MMA, o programa é dividido em cinco partes, que vão desde o diagnóstico do problema dos resíduos sólidos no país até a criação e apresentação do plano de ação contendo as medidas prioritárias para a gestão desses resíduos. Assim, para cada ação a ser realizada, o Ministério apresentada as justificativas, os objetivos, os indicadores, o orçamento, o prazo de conclusão e os responsáveis pela execução dos trabalhos.


Após a desativação dos lixões, pode ser necessária a descontaminação dessas áreas, visando a conclusão do saneamento das áreas. Nesse âmbito o Ministério também lançou o Programa Nacional de Recuperação de Áreas Contaminadas, que tem como um dos seus objetivos, o gerenciamento e mapeamento dessas áreas em todo o Brasil.


Fonte: MMA.


Quer saber mais sobre o gerenciamento dos resíduos na sua empresa? A nossa consultoria ambiental pode te ajudar! Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.




13 visualizações0 comentário