top of page

ICMBio realiza ações para prevenção de incêndios florestais

Foram realizadas na semana passada, as queimas controladas no interior dos Parques Nacionais da Serra da Canastra/MG e na Chapada dos Guimarães/MT, pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.


Essa técnica de queima controlada faz parte do Programa Manejo Integrado do Fogo – MIF e é utilizado para queimar todo o combustível orgânico (vegetação seca dos parques), que pode contribuir com incêndios florestais de grandes proporções durante o período de estiagem.


O manejo de fogo para fins de prevenção ou de combate a incêndio florestal é uma prática que envolve o uso intencional de fogo para manejo de vegetação, nativa ou exótica, abrangendo as técnicas de aceiro negro, de fogo de supressão ou equivalentes, com vistas a reduzir a ocorrência ou a severidade dos incêndios florestais, bem como de combatê-los, quando em propagação.


Essa atividade é realizada no final do período chuvoso, por brigadistas capacitados, que utilizam os equipamentos específicos para direcionar o fogo em pequenos focos controlados no terreno. Para realizar o controle são utilizados abafadores, sopradores e bombas costais e, ao final do dia, o caminhão pipa percorre toda a área visando eliminar os focos ainda existentes.


O ICMBio elaborou um cronograma de trabalho estratégico para ser executado nos próximos meses nas Unidades de Conservação – UC que possui histórico de incêndios florestais, bem como a capacitação on-line das brigadas e ações de educação ambiental junto às comunidades locais.


Para mais informações, entre em contato com a nossa consultoria ambiental. Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.




31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page