A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou hoje (27), o evento “ Oportunidades e Desafios para o Licenciamento Ambiental ”, em Brasília.
“ O licenciamento ambiental de qualidade é fundamental para o desenvolvimento da atividade econômica”, é o que afirmou Marcelo Thomé, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, durante o encontro.
Um dos objetivos do evento foi apresentar os dados de uma pesquisa realizada pela CNI com 583 representantes do setor industrial. Os empresários que participaram da pesquisa avaliaram que o licenciamento ambiental é fundamental para a conservação dos recursos naturais.
Os resultados mais relevantes da pesquisa foram:
- Para 95% dos executivos o Licenciamento Ambiental é um importante instrumento para a conservação do meio ambiente;
- 65% dos entrevistados não veem o Licenciamento Ambiental apenas como mais uma forma de arrecadação pelo Estado;
- Para 84% dos empresários, o licenciamento contribui para a melhoria da Gestão Ambiental de suas empresas.
Contudo, a pesquisa mostra ainda que 55% dos entrevistados apontam que o modelo atual de obtenção de licenças ambientais não atinge seu objetivo de garantir a conservação.
Oportunidades e desafios
Segundo a CNI, os aspectos negativos levantados foram o excesso de burocracia, a demora na análise e manifestação dos órgãos ambientais e a falta de clareza sobre as informações repassadas pelo órgão licenciador.
Diante dos desafios, a necessidade de trazer agilidade aos processos de Licenciamento Ambiental vem trazendo mudanças.
No Estado de Minas Gerais, iniciativas como o Licenciamento Ambiental Simplificado e, recentemente, a criação do Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA), que irá garantir o requerimento, análise e conclusão do processo administrativo de maneira totalmente eletrônica para todas as modalidades de licenciamento, prometem trazer agilidade e diminuir eventos burocráticos.
As oportunidades e desafios do licenciamento passam também pela mediação estratégica das consultorias ambientais, que elaboram estudos e lidam diretamente com os órgãos, buscando melhores soluções e o equilíbrio entre as expectativas do poder público e da iniciativa privada.
Quer saber mais sobre o processo de Licenciamento Ambiental? Clique AQUI e fale conosco!
Comentarios