top of page

Como colocar a sustentabilidade em prática?


Comece a traçar um Planejamento Estratégico pDimensões da sustentabilidade para os pequenos negócios


Fazer a sustentabilidade acontecer na sua empresa não é um “bicho de sete cabeças”. Para te ajudar, nós listamos algumas Dimensões da Sustentabilidade para os Pequenos Negócios, mostrando atitudes e ações que podem ser colocadas em prática em cada área da empresa.


A seguir, você conhecerá cada dimensão, seu conceito, as vantagens e as dicas de como implantá-la. Quer iniciar boas práticas seguindo nos trilhos? Aprenda conosco!


1) Liderança para a sustentabilidade


A figura do chefe autoritário, que distribui ordens e está sempre cobrando resultados, perdeu a vez para o líder. Enquanto o chefe centraliza as decisões, comanda e ordena tarefas, o líder está disposto a trocar ideias, orientar e trabalhar em equipe.


Ele valoriza a relação entre as pessoas e estimula a criação de ideias dos liderados, pois sabe que surgirão bons resultados.


Como praticar?


• Estimule a criação de ideias que possam melhorar a empresa (e seja receptivo a todas elas). Durante as tarefas diárias, seu colaborador pode ter percebido falhas e oportunidades que passaram despercebidas por você.


• Esteja aberto às críticas. Receba as avaliações e sugestões de melhoria como oportunidades para aprendizagem.


• Seja humilde e transparente. Todos cometem erros e é importante que você aceite e assuma os seus. Assim, seu colaborador sentirá mais segurança para auxiliá-lo a resolver problemas.


• Utilize critérios justos em uma decisão, focado sempre na solução do problema, e não em apontar quem o causou.


• Ensine as tarefas com atenção e paciência. As pessoas têm diferentes tempos e formas de aprendizagem. Por isso, entenda as dificuldades do seu colaborador e esteja sempre disposto a tirar suas dúvidas.


• Seja exemplo para quem está próximo. É muito importante que o colaborador veja no seu líder um exemplo a ser seguido, coerente com valores adotados pela empresa.


2) Gestão Ambiental


Preservar o meio ambiente é garantia de vida e responsabilidade de cada um de nós. Nas empresas, não é diferente. É preciso observar a rotina e perceber quais impactos estão acontecendo nas atividades do dia a dia.