top of page

Apresentação do primeiro projeto de concessão do Parc é concluído pelo IEF

Foi finalizado no mês passado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF o segundo ciclo de reuniões com investidores interessados em participar do processo de licitação da concessão da Rota de Grutas Peter Lund, compostas por 03 (três) Unidades de Conservação estaduais localizadas no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG.

O encontro que aconteceu remotamente, por videoconferência, teve como principal objetivo o esclarecimento de dúvidas referentes ao projeto, minutas de edital e de contrato, bem como as alterações realizadas ao longo de todas as reuniões.

Esse projeto integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais – Parc e será a primeira concessão de serviços de apoio à visitação em unidades de conservação dentro do Estado de Minas Gerais.

Mas o que é o Parc?

O Programa de Concessão de Parques Estaduais – Parc é um programa que foi lançado pelo Governo do Estado de Minas Gerais em abril/2019, com o objetivo de “desenvolver e implantar modelos de parcerias e concessões ambientais voltados para o aprimoramento e a diversificação dos serviços turísticos das Unidades de Conservação – Ucs de Minas Gerais”.

A estimativa do IEF é que o edital de licitação da primeira concessão do programa seja lançado até o final desse ano e a assinatura do contrato com a empresa vencedora seja no segundo trimestre de 2021.

Outro dado importante é referente a geração de empregos que o Parc irá criar, pois foi realizado um estudo pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG onde foi constatado que essa primeira concessão do programa deva gerar aproximadamente 2.000 empregos indiretos e 129 diretos na região de abrangência do projeto. Além disso, segundo o estudo o projeto irá proporcionar uma economia para o Estado de R$ 3,8 milhões anuais, bem como uma arrecadação do Imposto Sobre Serviços – ISS dos municípios nos quais as Unidades de Conservação – Ucs estão inseridas no projeto de aproximadamente R$ 6 milhões durante todo o período de concessão.

Fonte: SEMAD

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou sobre as Unidades de Conservação, clique AQUI e entre em contato com um dos nossos consultores. A nossa consultoria ambiental está à disposição para ajudar!




16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page