VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ECONOMIA CIRCULAR?
“A economia circular é uma nova forma de olhar as relações entre o mercado, clientes, recursos naturais e a sociedade.” (WBCSD, 2017)
No documentário “A história das coisas”, de Anne Leonard, vemos retratado um modelo de produção insustentável, direcionado a uma sociedade de consumo exacerbado, e seus impactos negativos ao meio ambiente.
As coisas mostradas no filme são os bens de consumo e sua história é contada desde a extração da matéria-prima, confecção do produto, venda, compra e falsa ideia de necessidade, até o momento de descarte e poluição.
Esse modelo de produção abordado no documentário, é o que chamamos de linear: extrair > produzir > descartar. A ausência de soluções sustentáveis para os aspectos ambientais tocantes à atividade industrial, pode gerar grande acúmulo de resíduos que não recebem novos usos e induzir a exploração excessiva de recursos, levando ao esgotamento de matérias-primas.

Economia circular é a mudança em curso
A economia circular é o oposto disso e mostra que é possível mudar e pensar modelos econômicos nos quais os materiais não biodegradáveis possam retornar ao ciclo produtivo.
Para ficar mais fácil entender esse conceito, pense em uma máquina de lavar quebrada. E se ao invés de ser descartada, ela fosse enviada de volta à fábrica, desmontada, otimizada (ou consertada) e trazida de volta?
O ciclo, que habitualmente seria encerrado com o descarte do produto, é ressignificado e os produtos ganham um novo ciclo.
Princípios da economia circular
De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, são três princípios básicos necessários para compreensão e aplicação do modelo circular de economia.
- Preservar e aumentar o capital natural
Este princípio começa com a alteração na forma de pensar produtos e serviços. Tem como base aumentar o capital natural sem degradar o sistema. Compreende a utilização de recursos renováveis ou que apresentem o melhor desempenho. Reduz-se os gastos com a extração de recursos, aproveitando-os ao máximo e da melhor forma possível.

- Otimizar a produção de recursos