• Caroline Martins

USO EFICIENTE DA ENERGIA


O Uso Eficiente da Energia passa por ações de Gestão Ambiental e Educação Ambiental


Seja qual for a sua fonte de energia, uma coisa é certa: é sempre possível fazer um uso eficiente.

A energia movimenta o mundo. E sabemos que é indispensável também para as atividades do seu negócio.

Mas lembre-se que para que haja o movimento das máquinas na indústria, luz na sua casa, mobilidade para as pessoas através dos transportes, dentre outros fatores do dia a dia, recursos naturais foram utilizados.


As matérias-primas para a geração de energia são diversas. Podem vir das águas dos rios e oceanos, do petróleo, do gás, do vento, do sol, de certos alimentos ou carvão.


A Pegada Ecológica mede a quantidade de recursos naturais renováveis para manter nosso estilo de vida. Basicamente, tudo o que usamos para viver vem da natureza e mais tarde voltará para ela.


Para diminuir essa Pegada, existem algumas atitudes para o Uso Eficiente da Energia. E planejar a melhor solução passa por realizar uma boa Gestão Ambiental e investir em ações de Educação Ambiental.

Aqui vão algumas atitudes para mudança!


ATITUDES QUE FAZEM A DIFERENÇA: ISSO É GESTÃO AMBIENTAL


Potencialize o Uso da Luz Natural


Instale janelas amplas de vidro.


Verifique Pontos de Desperdício


Com um diagnóstico energético especializado você descobre pontos em que se pode fazer adequações, evitando gastos desnecessários.


Elabore um Programa de Eficiência Energética


Com o auxílio de uma consultoria ambiental, você poderá entender a melhor forma de reduzir desperdícios.

São diversos caminhos possíveis, desde campanhas de Educação Ambiental a investimentos para adequações da infraestrutura.

Tenha Luz Própria


Busque informações e implante projetos para geração própria de energia, como a captação de luz solar.


A Arquitetura é Aliada da Economia


Fatores como posição do prédio, formato, orientações em relação ao sol, ventilação natural e elementos de sombreamento, reduzem a necessidade de sistemas artificiais e geram grande economia de energia.


Verifique se a Quantidade de Luz está Adequada


Luz demais pode atrapalhar a produtividade, além de consumir energia desnecessariamente, e luz de menos pode trazer problemas de saúde e riscos de acidentes. Consulte as Normas Técnicas da ABNT para verificar as necessidades para cada tipo de ambiente.


Tenha Sistemas Independentes


Procure sempre dividir os sistemas de iluminação em vários circuitos elétricos (interruptores). Assim será possível desligar parte da iluminação nos locais que não estão sendo utilizados.


Ajuste o Ar-condicionado


Para uma climatização mais uniforme do ambiente, o aparelho de ar-condicionado deve ser instalado na parte superior, a pelo 1,50m de altura. A boa regulagem do termostato também ajuda a economizar energia.

Analise o Ambiente de sua Empresa


Utilize sensores de presença em locais onde seja necessário acionar a iluminação artificial.


Acompanhe de Perto


Crie um indicador para o consumo de energia, acompanhando as contas mensais e fazendo gráficos ao longo do ano, para verificar a variação. Assim você poderá perceber logo se o consumo está fora do normal e partir para o plano de ação.


Em alguns casos, a solução para o Uso Eficiente da Energia passa por investimentos iniciais, compensando a médio e longo prazos e trazendo economia financeira. É importante manter um planejamento, com diagnóstico, projeto e recursos envolvidos.


Nós da Trilho fazemos um Diagnóstico integrado a Programas e Campanhas de Educação Ambiental para auxiliar sua empresa a ser ecoeficiente e muito mais sustentável! Clique AQUI para saber mais!

14 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.