• Thiago Santiago

Uso do plástico para asfaltar estradas


Apesar de levar em média 400 anos para se decompor, o plástico é um item mais do que presente no dia a dia — pare e observe quantas coisas feitas desse material estão ao seu redor neste momento. Mas algumas empresas têm passado a enxergar o plástico usado não mais como lixo, mas como matéria-prima.


A descoberta


A empresa escocesa MacRebur, com sede nos EUA, descobriu um jeito de usar plástico no asfalto de rodovias e estradas. Sua tecnologia transforma o "lixo" triturado em um material capaz de substituir os componentes básicos que formam o calçamento. Isso não apenas reduz a quantidade de poluentes do petróleo no asfalto como também reaproveita resíduos de plástico que poderiam contaminar o ambiente.


Tudo começou depois que o empresário Toby McCartney viajou para a Índia para trabalhar em uma instituição de caridade. Lá, viu que alguns cidadãos tapavam buracos misturando diesel com o lixo plástico separado pelos catadores. Depois de algumas horas, os resíduos derretiam e formavam um enchimento duro. McCartney achou a ideia interessante e logo decidiu importá-la. Ele se juntou com outros dois colegas para refinar esse processo para que ele não emitisse substâncias tóxicas e, assim, ser capaz de vender a iniciativa como sustentável, barata e inovadora para as autoridades.



Como é o processo?


A empresa usa todo tipo de plástico (desde materiais industriais até garrafas de plástico) e os trituram em lascas de 5 mm. Na sequência o plástico é misturado a um "ativador" com uma composição mantida em segredo. Essa substância derrete o plástico e faz com que ele vire um composto de resistência semelhante ao asfalto, sendo possível usá-lo na construção de estradas.


McCartney afirma que o composto produzido é três vezes mais resistente e 60% mais forte que o betume, substância espessa presente no asfalto das estradas tradicionais


Fonte: UOL


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

9 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.