Foto: Ilha de lixo no Pacífico
Você já parou para pensar para aonde vai o plástico descartável que utilizou hoje?
Ele está em atitudes aparentemente inofensivas, como tomar um suco, mexer o café, beber água mineral e levar compras para casa.
Ou então, você já parou para pensar no plástico descartável que poderia ter recusado hoje?
A poluição por plástico é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Canudos, pazinhas, copos, sacolas, aparentemente inofensivos, vão parar nos oceanos, representando um risco para os ecossistemas aquáticos. São as chamadas “Ilhas de Plástico”.
Se o consumo de plástico continuar no ritmo em que se encontra hoje, a tendência, de acordo com a ONU, é de que em 2050 os nossos oceanos tenham mais plástico do que peixes!
Foto: Tartaruga presa em uma rede de náilon no Mediterrâneo.
Fonte: National Geographic
E o cenário atual já é assustador. Animais marinhos têm ingerido esse resíduo e o ser humano também. Já se sabe que o plástico pode se dissolver em partículas microscópicas que eventualmente entram em nossa cadeia alimentar. O microplástico está presente na água potável que chega em nossas torneiras, por exemplo.
Foto: Cegonha envolta por uma sacola plástica.
Fonte: National Geographic
Essa poluição já atingiu também regiões mais profundas, como fossas e fendas oceânicas. Recentemente, uma sacola plástica foi encontrada a uma profundidade de 36 mil pés na Fossa das Marianas, local mais profundo dos oceanos, situado no Pacífico.
Mas diante desse cenário, como combater a poluição causada pelo plástico? Pequenas atitudes podem fazer a diferença!
Recuse o que não puder ser reutilizado
Itens descartáveis demandam energia e recursos naturais para ficarem prontos e são descartados rapidamente. Pense antes de tomar uma atitude mecânica.
Busque alternativas ao uso do plástico descartável
Canudos, garrafas e talheres feitos de inox ou outro material durável é uma alternativa.
Pequenas mudanças de hábito como levar nosso próprio copo ou caneca para o trabalho também já diminuem a geração de plástico no dia a dia.
Prefira comprar a granel
Evite consumir itens ou alimentos com embalagens desnecessárias. O lixo gerado por elas é responsável por quase metade de todos os resíduos plásticos gerados no mundo. A maioria nunca é reciclada ou incinerada.
Recicle
Se não puder evitar o consumo de plástico, prefira aqueles materiais que são mais fáceis de serem reciclados como PETE e HDPE.
Combater a poluição causada pelo plástico é um compromisso global. Afinal, o conceito de “jogar fora” existiria somente se a Terra fosse descartável.