top of page

Unidade de Conservação Peter Lund celebra os seus 15 anos

A Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural Estadual Peter Lund comemorou no mês de setembro os seus 15 anos de fundação. A UC está localizada no município de Cordisburgo/MG possuindo uma área total de 3 hectares.


O Monumento foi criado pelo Decreto Estadual n° 44.120/2005 e teve como principal objetivo o de proteger e conservar o sítio histórico científico constituído pela Gruta do Maquiné, além da flora e fauna do seu entorno. Ele ainda possui diversos abrigos calcários e sítios com pinturas rupestres, como Maquiné, Salitre, entre outros.


Em comemoração ao aniversário do Monumento, o Instituto Estadual de Florestas – IEF órgão que administra a UC promoveu uma ação de limpeza dos servidores, onde esses coletaram os resíduos ao longo de 5 km da MG-421, estrada que da acesso a Unidade. Além disso foi plantado um Ipê-roxo em um ponto da MG-421 para comemorar, além de uma caminhada ecológica na Trilha do Caminho Antigo, visando monitorar possíveis focos de incêndio.

Unidades de Conservação

Unidade de Conservação (UC) é o “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”.

Assim, as UCs apresentam um conjunto de áreas a serem preservadas por representarem alguma relevância natural, visando a manutenção dos recursos naturais ao longo dos anos, sendo sujeitas a regras e normas para sua utilização. O Monumento Natural é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Quer saber mais sobre Monumento Natural ou alguma outra Unidade de Conservação? A nossa consultoria ambiental pode te ajudar! Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page