• Thiago Santiago

Semad lança cartilha para Regularização de Aquicultura

Os critérios e procedimentos para regularização ambiental do setor de aquicultura em Minas Gerais estão disponíveis de forma mais clara para empreendedores do setor. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subse

cretaria de Regularização Ambiental (Suram), com apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), lançou a cartilha “Regularização Ambiental de Aquicultura Critérios e procedimentos”.


O que é Aquicultura?


É o cultivo ou a criação, para fins econômicos, científicos ou ornamentais, de animais ou vegetais cujo ciclo de vida, em condições naturais, ocorre total ou parcialmente em meio aquático. Compreende a criação de organismos aquáticos, tais como caramujos, camarões, lagostas e peixes. Sua criação pode ser feita em tanque rede, em viveiros (reservatórios escavados em solo natural) ou em tanques edificados, dotados ou não de sistema de recirculação de água. É diferente da pesca, na qual os organismos não dependem de cuidados do homem.

Sobre a cartilha


Foi desenvolvida para atendimento a requerimento efetuado à Semad pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Para sua confecção a Semad contou com a expertise adquirida a partir de oficinas e mutirões realizados pelas  Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), além da Secretaria de Aquicultura e Pesca, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é incentivar a regularização dos empreendimentos aquícolas no estado.

A aquicultura mineira é de grande relevância pelos recursos hídricos existentes no estado, com inúmeras bacias hidrográficas compostas de reservatórios de água doce, rios, riachos e córregos, além do clima favorável e a crescente demanda do pescado. Desse modo, a regularização é de fundamental importância devido aos aspectos operacionais e ambientais, com o uso de recursos naturais finitos e a minimização de riscos para o empreendimento aquícola, além de atender aos mercados, cada vez mais exigentes em relação aos aspectos ambientais.


Fonte: SEMAD


Para mais informações entre contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

15 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.