Programa de Gestão Socioambiental (PGS)



Um Programa de Gestão Socioambiental (PGS) consiste na adoção de uma série de requisitos e planos de ação, baseados em um diagnóstico da realidade do empreendimento no que concerne ao consumo de bens, recursos naturais e geração de resíduos sólidos.


Diretrizes para as ações do Programa de Gestão Socioambiental (PGS)


As seguintes diretrizes e práticas de sustentabilidade devem ser observadas na gestão de iniciativas:


· Atendimento ao princípio dos 8R's (repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar, reeducar, recuperar e responsabilizar-se);

· Promoção e adoção de práticas de consumo sustentável e do pensamento em ciclo de vida;

· Atendimento às normas ligadas à sustentabilidade; e

· Opção, sempre que viável, pela ação que melhor se adeque aos requisitos de sustentabilidade.


Inter-relação com outros programas


· Programa de Educação Ambiental (PEA);

· Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS);

· Plano de Comunicação Social (PCS).


O Programa de Gestão Socioambiental (PGS) é uma ferramenta de planejamento e tem como meta auxiliar a implementação de práticas de sustentabilidade que visem à redução de consumo e à racionalização de gastos, possibilitando a otimização dos processos e a minimização dos impactos ambientais oriundos das atividades internas.


Para tanto, abrange aspectos como materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, licitações sustentáveis, deslocamento sustentável, construções sustentáveis, capacitação com educação ambiental e comunicação para a sustentabilidade.


Conteúdo do Programa de Gestão Socioambiental (PGS)


Após a definição da estrutura do PGS, com base nos elementos apurados no diagnóstico, devem ser propostos planos de ação com objetivos, iniciativas, metas, responsáveis e cronogramas de execução, observando critérios relativos à economicidade, à racionalização de recursos, à mitigação dos danos ambientais, à eficiência e à transparência.


Por fim, para acompanhamento do desempenho da estratégia, são propostos indicadores e metas para os planos de ação.


Através da implantação do Programa de Gestão Socioambiental é possível colocar em prática o monitoramento do consumo de recursos naturais e de bens, da geração e destinação de resíduos sólidos, da qualidade de vida no ambiente de trabalho e de ações de educação ambiental.


O resultado esperado com a elaboração e implantação desse programa é a retroalimentação de ações e medidas corretivas para problemas detectados, como desperdício e falta de engajamento ambiental dos funcionários, com vistas ao alcance efetivo da tão almejada gestão sustentável.


Quer planejar, executar e monitorar um Programa de Gestão Socioambiental para o seu empreendimento? Clique AQUI para falar com a nossa Consultoria Ambiental!

24 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.