top of page

Placas Fotovoltaicas são instaladas na sede da Prefeitura de BH

Foi instalado nesse mês uma usina fotovoltaica na sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG, por meio do edital do Fundo Municipal de Defesa Ambiental (FMDA).


O que é o Fundo Municipal de Defesa Ambiental?


O Fundo Municipal de Defesa Ambiental de Belo Horizonte foi criado pela Lei n°4.253/85 e tem como principal objetivo o aproveitamento dos recursos financeiros do município em projetos voltados para a melhoria do meio ambiente e da qualidade ambiental.


A nova usina tem uma potência instalada de 65 kwp, ocupa uma área de 400 metros quadrados e foi implantada por uma empresa mineira que realiza projetos de eficiência energética em todo o país. Essa área foi baseada nas medidas do telhado da prefeitura.


Segundo o secretário de meio ambiente de Belo Horizonte, o sr. Mário Werneck, “o projeto se constitui em um importante marco para a cidade de Belo Horizonte no que diz respeito à sustentabilidade e a um novo paradigma na substituição de nossa matriz energética e aos objetivos de uma cidade com baixa emissão de carbono”.


Quer saber mais sobre as usinas fotovoltaicas? Clique aqui para conhecer um pouco mais!

A instalação dessa usina representará uma redução de aproximadamente 20% do consumo total de energia do prédio, o que irá gerar uma economia mensal de cerca de R$ 8.000,00. A estimativa é que em 10 anos essa economia será cerca de 10 milhões para a prefeitura de BH.


Segundo o secretário executivo do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência do município, a instalação da usina está em conformidade com o Plano de Reduções de Emissões de Gases do Efeito Estufa de Belo Horizonte (PREEGE) que é de reduzir em até 20% as emissões de gases de efeito estufa até o final de 2030.


Essa é a segunda usina fotovoltaica instalada em um prédio público de Belo Horizonte. A primeira foi instalada no ano de 2016. A prefeitura tem previsão de instalar uma terceira usina no estacionamento coberto do Parque das Mangabeiras ainda esse ano.


Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a utilização de energia fotovoltaica no Brasil cresceu cerca de 14,4% no primeiro trimestre de 2020, quando comparado com esse mesmo período em 2019.


Ficou alguma dúvida sobre Usina Fotovoltaica? Nossa consultoria ambiental pode te ajudar! CLIQUE AQUI e converse com um dos nossos consultores.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page