Novas normas sobre autorização de licenciamento ambiental nas UCs são definidas
Foi publicado na última sexta feira, o Decreto Estadual n° 47.941/2020 o qual define sobre os procedimentos de autorização ou ciência da Unidade de Conservação – UC para os processos de licenciamento ambiental.
Esse Decreto estabelece quais os procedimentos devem ser adotados para os empreendimentos de significativo impacto ambiental que possam afetar as Unidades de Conservação e/ou a sua Zona de Amortecimento – ZA, nos processos de licenciamento. Além disso, o Decreto ainda determina que o conselho consultivo ou deliberativo (dependendo da categoria de UC) deve ser ouvido antes da emissão da autorização por parte da Unidade de Conservação.
Segundo o Instituto Estadual de Florestas – IEF, o Estado de Minas Gerais possui 94 Unidades de Conservação de categorias como parques, estações ecológicas e reservas biológicas, chamadas de Unidades de Conservação de Proteção Integral, que representam aproximadamente 2,39 milhões de hectares de áreas protegidas no Estado.
O que é Unidade de Conservação?
Segundo a Lei n° 9.985/2000, mais conhecida como Lei do SNUC, que institui as Unidades de Conservação, as UC são “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”
Para saber mais sobre as Unidades de Conservação e suas categorias, clique aqui