top of page

Nova Unidade de Conservação é criada no Estado de São Paulo

Nos municípios de Cruzeiro e Piquete, ambos localizados no Estado de São Paulo, foi criada uma nova Unidade de Conservação – UC com mais de 10 mil hectares, que abriga um patrimônio natural com áreas de montanha predominantemente cobertas por florestas e campos de altitude.


A UC criada é de Proteção Integral e pertence a categoria Monumento Natural (MONA) da Mantiqueira e possui vários atrativos como o Túnel da Mantiqueira, belas cachoeiras e trilhas, que compõem o circuito paulista da Estrada Real.


Mas afinal, o que é Unidade de Conservação?

Segundo a Lei n° 9.985/2000, mais conhecida como Lei do SNUC, a Unidade de Conservação (UC) é o “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”.


Assim, as UCs apresentam um conjunto de áreas a serem preservadas por representarem alguma relevância natural, visando a manutenção dos recursos naturais ao longo dos anos, sendo sujeitas a regras e normas para sua utilização.


E o que é UC de Proteção Integral?


As Unidades de Proteção Integral são áreas mais restritas, em que é admitido somente o uso indireto dos recursos, não sendo permitido a habitação humana. As atividades permitidas nessas áreas são as pesquisas científicas, educação ambiental e turismo em contato com a natureza, o chamado turismo ecológico.


A MONA da Mantiqueira é a terceira Unidade de Conservação dessa categoria no Estado de São Paulo, e é gerido pela Fundação Florestal – FF. A previsão é de que sejam investidos na UC cerca de R$ 2 milhões de reais vindos da Câmara de Compensação Ambiental – CCA do Estado.


Quer saber mais sobre as Unidades de Conservação? A nossa consultoria ambiental pode te ajudar! Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.




64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page