top of page

MTR de Minas Gerais começa a ser integrado ao MTR Nacional

No início do mês de julho/2020 foi realizada a primeira reunião de alinhamento entre alguns membros da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM e do Ministério do Meio Ambiente – MMA, tendo como objetivo a integração dos Sistemas do Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR.

Mas o que é MTR?


O Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR é um documento impresso usado pelas empresas para que transporte de resíduos seja realizado.

O sistema que permite a geração do MTR na forma eletrônica, possui três funções principais:

- Registra as movimentações de resíduos, efluentes e rejeitos entre geradores e destinadores, carga a carga;

- Acompanha cada carga no caminhão que a transporta, como documento impresso;

- Produz informações gerenciais a partir desses dados.

O MTR deve acompanhar a carga durante todo o trajeto. O receptor, armazenador temporário ou destinador, deverá atestar no Sistema MTR-MG o recebimento da carga, no prazo de 60 dias após a data de geração do documento, fazendo os eventuais ajustes, se necessários, sob pena de cancelamento do MTR, do sistema.

O Sistema MTR Online tem o objetivo de controlar o fluxo de resíduos desde a sua geração até a destinação final ambientalmente correta. Todas as informações contidas no MTR servirão de instrumento de gestão e de fiscalização para os órgãos ambientais.

E