• Renata Chaves

MTR de Minas Gerais começa a ser integrado ao MTR Nacional

No início do mês de julho/2020 foi realizada a primeira reunião de alinhamento entre alguns membros da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM e do Ministério do Meio Ambiente – MMA, tendo como objetivo a integração dos Sistemas do Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR.

Mas o que é MTR?


O Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR é um documento impresso usado pelas empresas para que transporte de resíduos seja realizado.

O sistema que permite a geração do MTR na forma eletrônica, possui três funções principais:

- Registra as movimentações de resíduos, efluentes e rejeitos entre geradores e destinadores, carga a carga;

- Acompanha cada carga no caminhão que a transporta, como documento impresso;

- Produz informações gerenciais a partir desses dados.

O MTR deve acompanhar a carga durante todo o trajeto. O receptor, armazenador temporário ou destinador, deverá atestar no Sistema MTR-MG o recebimento da carga, no prazo de 60 dias após a data de geração do documento, fazendo os eventuais ajustes, se necessários, sob pena de cancelamento do MTR, do sistema.

O Sistema MTR Online tem o objetivo de controlar o fluxo de resíduos desde a sua geração até a destinação final ambientalmente correta. Todas as informações contidas no MTR servirão de instrumento de gestão e de fiscalização para os órgãos ambientais.

Essa reunião ocorreu em virtude da publicação da Portaria n° 280, de 29 de junho de 2020 do MMA a qual “institui o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) Nacional”. O sistema MTR Estadual será integrado ao MTR Nacional, sendo a sua obrigatoriedade a partir de 1° de janeiro de 2021 em todo o território nacional, atendendo as deliberações da legislação nacional que rege o tema MTR.

Além disso, a Portaria também instituiu o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos que será obrigatório e o qual irá integrar o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR.

O Inventário Nacional de Resíduos Sólidos e o MTR serão disponibilizados em caráter experimental, para cadastro e emissão pelo SINIR, até o dia 31 de dezembro de 2020. Os links para acesso são: http://inventario.sinir.gov.br/#/ e http://mtr.sinir.gov.br/#/

Ficou com alguma dúvida em relação ao MTR e o gerenciamento de resíduos? Nossa consultoria ambiental pode te ajudar! Clique AQUI e converse com um dos nossos consultores.


Fonte: http://www.freepik.com"> Designed pelo macrovector / Freepik </a>

0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.