top of page

Mapa estratégico da indústria: conheça 03 temas prioritários para o setor




A Confederação Nacional da Indústria (CNI), publicou em 2018 o Mapa Estratégico da Indústria, que mostra as aspirações e tendências do setor para os próximos três anos, além de identificar os maiores desafios a serem superados até o ano de 2022.


O Mapa Estratégico da Indústria é composto por onze (11) fatores-chave, divididos em seis (06) grupos, conforme o diagrama abaixo:



Fonte: CNI, 2019

Os fatores-chave desdobram-se em temas prioritários e seus respectivos objetivos, que traduzem as respostas aos principais desafios identificados em cada fator.


Como não poderia deixar de ser, um dos fatores-chave no planejamento estratégico das indústrias são os recursos naturais e o meio-ambiente.


Qual é a visão 2022 para o fator-chave Recursos Naturais e Meio-ambiente?


Nesse cenário, a indústria brasileira se torna referência no uso eficiente dos recursos naturais e aproveita oportunidades associadas à economia de baixo carbono e ao uso dos ativos da biodiversidade.


Deficiências na área de saneamento são reduzidas e a qualidade dos serviços é melhorada. O licenciamento ambiental é desburocratizado, contribuindo para a promoção dos investimentos e garantindo a qualidade ambiental.


03 temas prioritários para o fator Recursos Naturais e Meio Ambiente na visão das indústrias


· Tema prioritário 01: Uso dos Recursos Naturais


“A indústria pode ser protagonista no uso eficiente e sustentável dos recursos naturais e no aproveitamento da biodiversidade brasileira”


Objetivos:


» Gerir os resíduos sólidos como recursos de valor dentro dos conceitos da economia circular;

» Aumentar a proporção de plástico reciclado em relação à produção total de plásticos, de 9,8% para 12,5%;

» Melhorar a gestão dos recursos hídricos, garantindo estabilidade no provimento e nos preços;

» Reduzir o saldo não utilizado das arrecadações com cobrança da água, de R$ 241,5 milhões para R$ 145,0 milhões;