top of page

Ibama lança ferramenta de pesquisa sobre resíduos sólidos não urbanos


O Ibama lançou na última sexta-feira, dia 29/05/2020, uma ferramenta on-line que permite consultar dados sobre a geração de resíduos sólidos não urbanos em todo o território nacional.


A ferramenta, denominada Painel da Geração de Resíduos no Brasil, foi produzida com base em informações de mais de 60 mil empresas, obtidas desde 2012 e disponíveis no Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP).


O Painel da Geração de Resíduos no Brasil permite a busca de informações por unidade geográfica, atividade produtiva, tipo de resíduo gerado e pelo CNPJ das empresas declarantes. Também é possível personalizar consultas e gerar gráficos, mapas e tabelas que permitem visualizar o panorama da geração de resíduos sólidos não urbanos das empresas inscritas no Cadastro Técnico Federal (CTF/APP).


A caracterização dos resíduos é realizada por meio da Lista Brasileira de Resíduos Sólidos, que torna possível conhecer os processos produtivos em que esses resíduos foram gerados, assim como sua classificação de periculosidade.


O Painel permite ainda consultar os endereços de 1.949 pontos de coleta de pneus inservíveis, que se encontram distribuídos por 998 municípios de todas as unidades da federação.


Concebido pela Coordenação de Controle de Resíduos e Emissões, vinculada à Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama, a ferramenta reflete o esforço institucional para promover a publicidade e transparência de dados e informações que possam contribuir com a gestão pública e incentivar o controle social.


Fonte: Ibama


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page