top of page

FEAM no combate a substâncias perigosas


A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) entrou para o time que vai implementar o projeto “Eliminação Ambientalmente Adequada de PCB no Brasil”. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e, contará ainda com a participação de outros estados para erradicar o uso da substância perigosa e ambientalmente degradadora, já banida no país, mas ainda presente em equipamentos e peças automotivas antigos.

Em reunião realizada no último dia 04/08/2020, uma segunda-feira, representantes do MMA apresentaram o projeto ao presidente da FEAM, à chefe de gabinete da Fundação, e à diretora de Gestão de Resíduos e de Gestão da Qualidade de Monitoramento Ambiental. A participação de Minas Gerais no projeto será oficializada nas próximas semanas, com o envio de ofício ao Ministério.





Objetivos do projeto

O projeto do MMA visa eliminar a Bifenila Policlorada (PCB) em todo o território Brasileiro e será financiado pelo Global Environmentally Facility (GEF). A execução do Ministério do Meio Ambiente ocorre em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


O uso de PCB no Brasil está banido pelo risco à saúde pública e ao Meio Ambiente. Entretanto, ainda há alguns equipamentos antigos que podem conter a substância e que devem ser eliminados de forma segura ao meio ambiente e à saúde pública, afirma a diretora de Gestão de Resíduos e de Gestão da Qualidade de Monitoramento Ambiental.


O Ministério vai realizar um inventário mapeando a localização dos estoques PCB e elencando as tecnologias que estão habilitadas para garantir a destinação ambientalmente adequada.


Os PCB's podem ser encontrados em: Transformadores antigos; e Peças antigas produzidas pela indústria automobilística.

O projeto terá duração mínima de cinco anos.


Fonte: FEAM


Para mais informações entre em contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page