Dia Internacional da Terra

Data foi criada para promover a consciência sobre a importância do desenvolvimento sustentável.





O Dia Internacional da Terra, ou simplesmente Dia da Terra, é comemorado hoje, em 22 de abril. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como objetivo, incentivar governos de países, órgãos da ONU, sociedade civil, organizações não-governamentais e demais entidades a desenvolver consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente.


O tema central do Dia da Terra neste ano são as mudanças climáticas. Um dos pontos que devem ser debatidos é o futuro do Acordo de Paris, que foi assinado em 2016 justamente no dia 22 de abril, para homenagear a data. Firmado por 195 nações, o tratado estabeleceu metas para que os países reduzam as emissões de gases de efeito estufa com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo de 2 ºC em relação aos níveis do período pré-industrial, buscando limitá-lo a 1,5 ºC.


Por que dia 22 de abril?


O Dia Internacional da Terra foi instituído pela Assembleia Geral da ONU em 2009. No entanto, a resolução de sua criação salienta que esse dia já era celebrado anualmente em muitos países.

A ideia de estabelecer uma data para criação de consciência sobre os impactos da ação humana sobre a natureza, e a importância de preservação do meio ambiente, foi escolhida em 1970 nos Estados Unidos.

Há exatos 50 anos, pessoas ocuparam ruas, praças e universidades de centenas de cidades nos Estados Unidos. Os manifestantes protestavam contra a poluição, o derramamento de petróleo nos oceanos e outras preocupações ambientais da época. Segundo os organizadores, cerca de 20 milhões de americanos saíram às ruas naquele dia para exigir um planeta mais limpo. Nascia assim o Earth Day, ou Dia da Terra, que passaria a ser lembrado todos os anos em 22 de abril.


Quais os resultados?


  • Nos Estados Unidos, o primeiro Dia da Terra resultou na criação da Agência de Proteção Ambiental.

  • Dois anos depois, a Conferência do Ambiente Humano da ONU, em Estocolmo, reconheceu a conexão entre o ser humano, demais espécies e o planeta, bem como a importância da preservação do meio ambiente.

  • Em 2016, o Dia da Terra foi escolhido como a data de abertura do período para assinaturas de ratificação do Acordo de Paris. Concluído no ano anterior, o texto prevê esforços globais conjuntos para combater as mudanças climáticas por meio de um desenvolvimento sustentável.

Para mais informações entre contato com a nossa consultoria ambiental, clicando aqui.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo