• Renata Chaves

Convênio para ampliação da Segurança Hídrica em Minas Gerais é assinado

O Estado de Minas Gerais celebra mais um marco importante na gestão dos recursos hídricos. Foi assinado na semana passada o convênio entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD e o Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR para a elaboração do Plano Mineiro de Segurança Hídrica – PMSH, com o objetivo de desenvolver ações para a ampliação da segurança hídrica do Estado.


O convênio foi celebrado no município de Diamantina/MG, região do Vale do Jequitinhonha, e é uma das etapas do Programa de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Estado. O PMSF é uma ferramenta de planejamento que permitirá a integração das ações setoriais para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos para que se possa alcançar a segura hídrica em Minas Gerais, bem como garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e social nas várias regiões do Estado.


O início das atividades do Plano será na Bacia do Rio São Francisco e, no decorrer dos trabalhos, as atividades serão realizadas nas demais bacias que cortam o Estado de Minas Gerais.


Além disso, está prevista a recuperação do Rio São Francisco e seus corpos d’água afluentes através das ações de revitalização de nascentes, atividades para controle de processos erosivos, iniciativas de educação ambiental, entre outras ações que tem como objetivo a melhoria da qualidade ambiental das áreas a serem recuperadas e a qualidade de vida das populações da região. Essa iniciativa será possível através do Acordo de Cooperação Técnica entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, a SEMAD e o MDR que foi assinado também na semana passada.


A bacia hidrográfica do Rio São Francisco também foi inserida em mais um programa ambiental: o Programa Águas Brasileiras que foi lançado pelo Governo Federal e que tem como principal objetivo a oferta de água em quantidade e qualidade através da revitalização das principais bacias hidrográficas brasileiras.


Fonte: SEMAD.


Quer saber mais sobre a importância da gestão dos recursos e riscos hídricos? Clique AQUI e converse com a nossa consultoria ambiental!




9 visualizações0 comentário

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.