COMECE HOJE A IMPLANTAR UM SGA

O mercado reconhece e valoriza organizações ecologicamente corretas. Iniciar uma mudança no mindset da empresa para a gestão ambiental, requer comprometimento e visão sistêmica da cadeia de valor.


Uma boa opção para começar pode ser planejando um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).



Uma empresa que tem um SGA bem implantado, é bem-vista no mercado e ganha em competitividade.



Norma técnica que auxilia a implantação de um SGA


A ISO 14.001 define SGA como:


“ A parte do Sistema de Gestão Global que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para o desenvolvimento, implantação, alcance, revisão e manutenção da política ambiental ”.


A implantação de um SGA é, normalmente, um processo voluntário, que visa avaliar e controlar os impactos ambientais das atividades empresariais.


A quem se aplica o SGA?


Esse Sistema pode ser aplicado a qualquer atividade econômica, em organizações públicas ou privadas, grandes ou pequenas empresas, especialmente naqueles empreendimentos de potencial impacto ao meio ambiente, de acordo com o Licenciamento Ambiental.


No processo de Implantação, é preciso que a diretoria da empresa esteja sensibilizada. Na segunda etapa é preciso sensibilizar os colaboradores, mostrando a importância do SGA e como ele pode auxiliar a empresa.


08 passos para começar a implantar um SGA


Então vão aqui alguns passos para você começar a implantar um SGA na empresa:


1) Identifique e controle os aspectos, impactos e riscos ambientais relevantes para a organização. Depois invista em treinar os funcionários para que saibam os aspectos e impactos ambientais da atividade.


2) Escreva a sua política ambiental, seus objetivos e metas, incluindo o cumprimento da legislação ambiental. Não adianta querer implantar um SGA se o restante da “casa” não está regularizado, não é mesmo? Importante estar com a licença ambiental em dia e cumprindo todas a condicionantes.


3) Defina uma série básica de princípios que guiem a abordagem da sua organização em relação a futuras responsabilidades ambientais. Análise de cenários é imprescindível para antecipar obrigações.


4) Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos para o desempenho ambiental, assegurando o equilíbrio de custos e benefícios, para a organização e seus stakeholders. Isso partindo do princípio de que você já mapeou quais são os seus stakeholders e o grau de relevância de cada um deles para o seu negócio. Se ainda não fez isso, corre e faça antes de ir para o próximo passo!


5) Determine que recursos serão necessários para atingir tais metas e delegue responsabilidades.


6) Define e documente as tarefas, responsabilidades, autoridades e procedimentos específicos para assegurar que cada empregado aja no curso de seu trabalho diário para ajudar a minimizar ou eliminar o impacto negativa da empresa sobre o meio ambiente.


7) Abuse da comunicação interna para repassar todas essas informações à organização e treine o pessoal para cumprir eficazmente seus compromissos.


8) Acompanhe e meça o desempenho em relações aos padrões e metas pré-estabelecidos e modifique a abordagem, caso necessário. Afinal, para a melhoria contínua é necessário modificar o que não está dando certo.


Uma empresa que tem um SGA bem implantado é bem-vista no mercado e ganha em competitividade.


Agora que você já sabe o caminho das pedras, comece hoje mesmo a implantar um SGA na sua empresa! Precisa de ajuda para estruturar, de acordo com a sua atividade? Clique AQUI e converse conosco!

21 visualizações

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.