top of page

COMECE HOJE A IMPLANTAR UM SGA

O mercado reconhece e valoriza organizações ecologicamente corretas. Iniciar uma mudança no mindset da empresa para a gestão ambiental, requer comprometimento e visão sistêmica da cadeia de valor.


Uma boa opção para começar pode ser planejando um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).



Uma empresa que tem um SGA bem implantado, é bem-vista no mercado e ganha em competitividade.



Norma técnica que auxilia a implantação de um SGA


A ISO 14.001 define SGA como:


“ A parte do Sistema de Gestão Global que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para o desenvolvimento, implantação, alcance, revisão e manutenção da política ambiental ”.


A implantação de um SGA é, normalmente, um processo voluntário, que visa avaliar e controlar os impactos ambientais das atividades empresariais.


A quem se aplica o SGA?


Esse Sistema pode ser aplicado a qualquer atividade econômica, em organizações públicas ou privadas, grandes ou pequenas empresas, especialmente naqueles empreendimentos de potencial impacto ao meio ambiente, de acordo com o Licenciamento Ambiental.


No processo de Implantação, é preciso que a diretoria da empresa esteja sensibilizada. Na segunda etapa é preciso sensibilizar os colaboradores, mostrando a importância do SGA e como ele pode auxiliar a empresa.


08 passos para começar a implantar um SGA


Então vão aqui alguns passos para você começar a implantar um SGA na empresa:


1) Identifique e controle os aspectos, impactos e riscos ambientais relevantes para a organização. Depois invista em treinar os funcionários para que saibam os aspectos e impactos ambientais da atividade.


2) Escreva a sua política ambiental, seus objetivos e metas, incluindo o cumprimento da legislação ambiental. Não adianta querer implantar um SGA se o restante da “casa” não está regularizado, não é mesmo? Importante estar com a licença ambiental em dia e cumprindo todas a condicionantes.