top of page

Ceará poderá ter o primeiro Complexo Eólico Offshore do Brasil

Poderá ser instalado no município de Caucaia (região metropolitana de Fortaleza), estado do Ceará, o primeiro complexo eólico offshore do Brasil. O complexo será responsável por suprir até 25% da necessidade de consumo energético do Ceará.


A energia eólica é um tipo de energia alternativa pois grande parte da energia elétrica gerada no Brasil hoje ainda é através das usinas hidrelétricas. Além disso, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, o Brasil tem hoje 15 gigawatss de capacidade instalada para a energia eólica, sendo que o potencial do país é de cerca de 500 gigawatts.


No mês passado foi realizada uma audiência pública no munícipio de Caucaia com representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, da administração municipal e investidores do projeto, para discutirem os prós e contras para a instalação do parque eólico. Porém ainda falta discutir o projeto com os vereadores e com a população.


Caucaia foi escolhida para esse projeto pois, segundo os investidores, foram realizados estudos no município por quase 04 (quatro) anos o que demonstrou que o seu litoral é ideal para a instalação do parque eólico offshore. O projeto conta com mais de R$ 5,5 bilhões em investimentos e devem gerar aproximadamente dois mil empregos na sua fase de instalação.

Mas o que é a energia eólica offshore?


É uma fonte de energia limpa e renovável que se alcança aproveitando a força do vento que sopra em alto-mar, onde este consegue uma velocidade maior e mais constante, devido à inexistência de barreiras.


Para que esse recurso seja explorado, são desenvolvidas megaestruturas assentadas sobre o leito marinho e com inovações técnicas.


O Complexo Eólico Offshore Caucaia será composto de 59 aerogeradores (48 aerogeradores offshore/11 aerogeradores semi-offshore), além de 11 molhes senoidais para solucionar o problema de erosão na costa do Icaraí.

Quer saber mais sobre a energia eólica ou outras energias alternativas? Nossa Consultoria Ambiental pode te ajudar! Clique Aqui e converse com um dos nossos consultores.


Fonte da imagem: Jornal o Povo Online.


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page