• Renata Chaves

Água: algumas dicas para economizar água em casa

No mês de março comemoramos o Dia Mundial da Água, uma data muito importante para a conscientização sobre a urgência da economia desse recurso natural tão importante para todos.

Contudo, além de só lembramos da importância dessa data no dia 22 de março, devemos diariamente colocar em discussão os assuntos relacionados a esse recurso, como por exemplo a segurança hídrica, o uso consciente da água, a pegada hídrica, entre outros assuntos.


A água é um recurso essencial para diversas atividades, desde as cotidianas, como tomar banho e escovar os dentes, até para o desenvolvimento econômico através das atividades como siderurgia e agropecuária. Assim é de extrema importância o seu uso consciente para que possamos preservá-la.


É considerável pensar em ações para economizar água, pois segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, estima-se que cada pessoa precise de cerca de 110 litros de água por dia para as suas necessidades básicas de consumo e higiene. No Brasil essa realidade é um pouco diferente visto que, o consumo médio por pessoa chega a 200 litros por dia.


Mas como eu posso economizar água?


Com mudanças simples de hábitos podemos economizar água sem renunciar à qualidade de vida e de higiene.


1) Diminuir o tempo no banho

Um banho de 05 (cinco) minutos é suficiente para limpar bem o corpo e são gastos 45 litros de água.


2) Desligar a torneira ao escovar os dentes

Para escovar os dentes, lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta são gastos 12 litros de água. Com a torneira fechada o consumo pode diminuir para meio litro.


3) Lavar as louças

Para uma melhor economia de água é importante ensaboar as louças todas de uma vez e só depois abrir a torneira para enxaguar. Uma outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiros, para que a gordura não se espalhe para os outros utensílios.


4) Lavar as roupas

O ideal é usar a máquina de lavar sempre cheia e lavar tudo de uma vez. Ainda dá para reaproveitar a água da máquina para limpar e cuidar do quintal e jardim.


5) Dar Descarga

Um cuidado importante é manter a válvula de descarga regulada e instalar a válvula de duplo acionamento para evitar desperdícios. Além disso, sempre verificar possíveis vazamentos.


6) Limpar a calçada e o carro

Não é aconselhável limpar o carro e as calçadas com a mangueira. Para as calçadas varra antes com uma vassoura e só se for necessário molhe um pano com água para limpar.

Quanto aos carros, utilize um balde e pano ao invés da mangueira.


Para saber mais sobre a temática água e como reduzir o uso em seu empreendimento clique AQUI e converse com um dos nossos consultores. A nossa consultoria ambiental está aqui para te ajudar!



2 visualizações0 comentário

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Trilho Ambiental Ltda.

CNPJ 24.813.614/000.1-50

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.