top of page

Pegada hídrica: Indicador do consumo de água

Você já deve ter conhecimento que a escassez hídrica já afeta diversas populações em escala global.

A Pegada Hídrica pode ser utilizada como um indicador e incentivo para o consumo responsável da água.

Mas para entender melhor o que a Pegada Hídrica representa é necessário conhecer os usos da água:


· Uso Doméstico: A água é utilizada nas residências, como por exemplo, para o preparo de alimentos, limpeza, chuveiros, sanitários, etc. O consumo per capta, ou seja, o consumo de água médio diário de uma pessoa é calculado através da divisão do consumo total dentro de um município, estado ou país, pelo número total de pessoas abastecidas nesta mesma área.


· Uso Agrícola: As chuvas nem sempre são suficientes para suprir a umidade necessária para a produção agrícola. A alternativa para os produtores é a irrigação, uma atividade que consome mais de dois terços da água doce utilizada no planeta.


· Uso Industrial/mineração: As indústrias respondem por cerca de 22% do consumo total de água, utilizando grandes quantidades de água limpa. O uso nos processos industriais vai desde a incorporação da água nos produtos até a lavagem de materiais, equipamentos e instalações, a utilização em sistemas de refrigeração e geração de vapor.



Fonte dos dados do gráfico: Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)



Conceito da Pegada hídrica


A pegada hídrica é um indicador da “apropriação” do recurso hídrico que considera os volumes de água consumidos potencialmente poluídos. Ela também avalia esta apropriação ao longo de toda a cadeia produtiva, oferecendo uma visão mais ampla de como a água está sendo utilizada nos processos produtivos. O conhecimento sobre a Pegada Hídrica oferece uma base para auxiliar na avaliação dos impactos, dos bens e serviços no âmbito da bacia, e para a elaboração de estratégias pra reduzir estes impactos.


Tipos de Pegada Hídrica


Pegada Hídrica Verde: Está relacionada à água da chuva, que é necessária para o crescimento das plantas, por exemplo.


Pegada Hídrica Azul: Mede o volume das águas de superfície e subterrâneas consumidas (rios, lagos e lençóis freáticos) que pode ser utilizada para diversas finalidades, incluindo irrigação, lavagem, processamento e refrigeração.


Pegada Hídrica Cinza: Consideramos o volume de água que é necessário para diluir um determinado poluente até que a água onde este efluente foi lançado retorne as suas condições aceitáveis (usando padrões de qualidade de águas vigente).


É impressionante a quantidade de água doce consumida na cadeia produtiva de diversos setores da indústria e agropecuária, bem como a quantidade que pode ser reutilizada.


Sabendo-se do valor inestimável deste recurso natural imprescindível para a manutenção e prosperidade da vida na Terra, se faz necessário a adoção de medidas que controlem o consumo de água, bem como seu monitoramento e investimento em tecnologias e técnicas de tratamento visando seu reuso, seja no próprio processo produtivo, ou como alternativa para irrigação, aspersão, paisagismo, etc.


Quer melhorar a gestão do consumo de água em sua empresa? Contate um de nossos consultores clicando AQUI!

630 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page