A Pegada de Carbono pode ser definida como uma metodologia para medir a quantidade total de emissões dos gases de efeito estufa (GEE) causadas pelas atividades humanas (pessoa, atividade e empresa), sendo uma das principais causas para as mudanças climáticas.
Esse conceito foi desenvolvido na década de 90 pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel, onde o principal objetivo era medir os índices de emissão dos gases de efeito estufa e seus impactos ao meio ambiente e à população.
O gás carbônico (CO2) que é o principal responsável pelo aquecimento global, juntamente com o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), entram na conta para calcular a Pegada de Carbono. Assim, essas moléculas são convertidas em uma medida chamada de CO2 equivalente, que utiliza o gás carbônico como base para a realização do cálculo.
Pegada da Carbono e Pegada Ecológica
A Pegada Ecológica contempla tanto a Pegada de Carbono quanto a Pegada Hídrica, sendo a Pegada de Carbono a mais utilizada, representando mais de 50% da pegada ecológica. Ela serve para informar o grau de responsabilidade das pessoas sobre os problemas climáticos, considerando além das emissões diretas, aquelas que não ocorrem diretamente (como por exemplo, uma pessoa que utiliza o carro é responsável pela queima do seu combustível e pela queima em todo o processo de fabricação do veículo).
Para saber o valor aproximado da sua pegada de carbono, existem alguns sites que permitem realizar esse cálculo por meio de algumas informações, que nos ajudam a repensar nossas escolhas e, consequentemente a reduzir a pegada de carbono.
Como reduzir a Pegada de Carbono
Algumas ações sustentáveis que podem ser realizadas no nosso dia a dia contribuem com a redução da Pegada de Carbono, como por exemplo:
- Separar o lixo reciclável do não reciclável;
- Utilizar energias renováveis;
- Comprar produtos ecológicos e alimentos orgânicos;
- Reutilizar água da chuva;
- Fazer compostagem dos resíduos;
- Evitar andar de carro e utilizar o transporte coletivo ou andar a pé.
Uma outra ação para diminuir a Pegada de Carbono é a realização do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que mede essas emissões causadas por uma empresa, produto ou evento. A realização desse inventário é importante para gerenciar as emissões de carbono em relação as mudanças climáticas.
Quer saber um pouco mais sobre a Pegada de Carbono? Clique aqui e converse com um dos nossos consultores.
Comentarios