• Letícia Sapori

Você sabe o que é Pegada de Carbono?

A Pegada de Carbono pode ser definida como uma metodologia para medir a quantidade total de emissões dos gases de efeito estufa (GEE) causadas pelas atividades humanas (pessoa, atividade e empresa), sendo uma das principais causas para as mudanças climáticas.


Esse conceito foi desenvolvido na década de 90 pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel, onde o principal objetivo era medir os índices de emissão dos gases de efeito estufa e seus impactos ao meio ambiente e à população.


O gás carbônico (CO2) que é o principal responsável pelo aquecimento global, juntamente com o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), entram na conta para calcular a Pegada de Carbono. Assim, essas moléculas são convertidas em uma medida chamada de CO2 equivalente, que utiliza o gás carbônico como base para a realização do cálculo.


Pegada da Carbono e Pegada Ecológica


A Pegada Ecológica contempla tanto a Pegada de Carbono quanto a Pegada Hídrica, sendo a Pegada de Carbono a mais utilizada, representando mais de 50% da pegada ecológica. Ela serve para informar o grau de responsabilidade das pessoas sobre os problemas climáticos, considerando além das emissões diretas, aquelas que não ocorrem diretamente (como por exemplo, uma pessoa que utiliza o carro é responsável pela queima do seu combustível e pela queima em todo o processo de fabricação do veículo).


Para saber o valor aproximado da sua pegada de carbono, existem alguns sites que permitem realizar esse cálculo por meio de algumas informações, que nos ajudam a repensar nossas escolhas e, consequentemente a reduzir a pegada de carbono.


Como reduzir a Pegada de Carbono


Algumas ações sustentáveis que podem ser realizadas no nosso dia a dia contribuem com a redução da Pegada de Carbono, como por exemplo:


- Separar o lixo reciclável do não reciclável;


- Utilizar energias renováveis;


- Comprar produtos ecológicos e alimentos orgânicos;


- Reutilizar água da chuva;


- Fazer compostagem dos resíduos;


- Evitar andar de carro e utilizar o transporte coletivo ou andar a pé.


Uma outra ação para diminuir a Pegada de Carbono é a realização do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que mede essas emissões causadas por uma empresa, produto ou evento. A realização desse inventário é importante para gerenciar as emissões de carbono em relação as mudanças climáticas.


Quer saber um pouco mais sobre a Pegada de Carbono? Clique aqui e converse com um dos nossos consultores.




0 visualização

E-mail          contato@trilhoambiental.org

 

Telefones     +55  (31)  3221-6040 

                             

                             (31)  3245-8941

  • Linkedin da Trilho Ambiental
  • YouTube da Trilho Ambiental

Rua José Pedro Drumond, n 204

 

Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG 

CEP 30150-140

Mapa do Site:
Mapa do Brasil
Todos os direitos reservados à Trilho Ambiental Ltda.