top of page

PEGADA ECOLÓGICA: uma relação entre consumo, exploração e utilização dos recursos naturais




Em um mundo onde cada vez mais temos o aumento da utilização dos recursos naturais, você já pensou ou contabilizou quanto utiliza da natureza no seu dia a dia? Pois bem, essa “contagem” tem nome e é chamada de Pegada Ecológica ou Pegada Ambiental.


O que é Pegada Ecológica?


A Pegada Ecológica é um indicador que foi criado para representar a relação entre o consumo, a exploração e a utilização dos recursos naturais e a capacidade do planeta em repor os recursos naturais. Simplificando, a Pegada Ecológica mede a quantidade de recursos naturais renováveis para manter nosso estilo de vida atual, sendo calculada em hectares globais (gha).


Com os cálculos da Pegada Ecológica, podemos medir os rastros ambientais de uma pessoa, cidade, região ou país, melhorando assim a gestão pública, bem como a mobilização da população para rever seus hábitos e consumos. Os cálculos realizados pela rede WWF (Word Wide Fund for Nature) demonstram que a Pegada Ecológica brasileira é de 2,9 hectares globais por pessoa. Assim, seria necessário 1,6 planeta se todo o mundo consumisse como o Brasil.


Outro conceito importante quando falamos de Pegada Ecológica é a Biocapacidade, que se refere quanto o nosso planeta consegue suportar em relação as atividades humanas, sem perder o seu espaço natural. Ela é relacionada com a demanda por terras, desmatamento e demanda dos recursos.


Além da Pegada Ecológica, possuímos vários indicadores que auxiliam e complementam os estudos quanto aos impactos que são produzidos no planeta, como a Pegada Hídrica e a Pegada de Carbono.


Como diminuir minha Pegada Ecológica?


Com atitudes simples, podemos diminuir nossa Pegada e melhorar nosso planeta, como por exemplo:


- Diminuir o tempo de banho;

- Diminuir o consumo de carne;

- Evitar andar de carro e utilizar o transporte coletivo ou a mesmo a pé;

- Diminuir o tempo no banho;

- Trocar as lâmpadas por um modelo mais econômico;

- Separar o lixo;

- Comprar o necessário, entre outras ações.


Para saber qual a sua Pegada Ecológica e o que fazer para diminuí-la, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desenvolveu um site onde é possível realizar o teste e verificar se as suas atitudes são sustentáveis ou não.


Desse modo, podemos dizer que a Pegada Ecológica calcula os elementos naturais que são necessários para manter o nosso estilo de vida e o da sociedade. Assim, se consumimos mais do que pode ser reposto pela natureza, estamos contribuindo para uma sociedade não sustentável.


Precisa de ajuda para tornar sua empresa ou seu negócio mais sustentável? Clique aqui que podemos te ajudar!

1.210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page