A cadeia de valor descreve como se desenvolvem as atividades de uma empresa, internamente e por meio de seus parceiros (fornecedores e clientes).
Ela começa com a retirada da matéria-prima e vai até à distribuição do produto acabado, quando se tem início uma nova cadeia de valor: a do uso do produto até o seu descarte adequado ou reciclagem e reaproveitamento dos materiais em outros processos de produção.
Segundo a ISO 14001, uma cadeia de valor é todo o conjunto de atividades ou partes que fornecem ou recebem valor, na forma de produtos ou serviços (por exemplo, fornecedores, terceirizados, trabalhadores, empreiteiros, investidores, P&D, clientes, consumidores, sócios).
Todo ciclo de vida de um produto é formado por diversas cadeias de valor, que, por sua vez, englobam outras empresas. Isso exigirá que a sua empresa estabeleça uma maior comunicação ou cooperação com os outros atores, como fornecedores e parceiros, visando à eficiência de recursos.
Veja, abaixo, alguns dos principais benefícios em adotar o olhar sistêmico para a cadeia de valor:
• Detectar oportunidades e ameaças aos seus negócios;
• Detectar oportunidades de inovação e diferenciação com produtos e serviços que respondam a novas tendências de consumidores mais exigentes;
• Oportunidades de ganhar novos mercados;
• Identificar os principais determinantes de custos, economizando recursos e aumentando o lucro da empresa;
• Localizar oportunidades de redução de custos;
• Comparar com a cadeia de valor dos concorrentes.
Quer saber mais sobre instrumentos de Gestão Ambiental? Clique AQUI e converse com nossos consultores ambientais.
Comentarios